Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Banco de Alimentos distribuiu 108 toneladas de alimentos a 450 famílias carentes

As 450 famílias de extrema miséria cadastradas ao Banco de Alimentos de Cuiabá receberam ao longo do ano passado 108 toneladas de produtos que compõem os “sacolões”, cerca de 9 a 10 toneladas por mês. Cada uma delas obteve, num intervalo de 15 dias, uma média de 10 kg de alimentos. O projeto busca evitar a condição de insegurança alimentar, por meio do aproveitamento de verduras, legumes e frutas arrecadados nas férias livres e supermercados. Antes de estarem apropriados para o consumo, os vegetais passam por um rigoroso processo de seleção e higienização, depois são embalados a vácuo.


Ao invés de centralizar num único ponto de coleta, a partir do ano passado, as pessoas puderam buscar as cestas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de casa. Mudança que para o coordenador da unidade, Adriano Luiz Marques, significou um grande avanço, pois facilitou a vida de muita gente que mora longe e precisava pegar vários ônibus para chegar à sede do programa que fica no bairro do Porto. “Ninguém precisa ficar por aí pedindo sacolão. Estruturamos o serviço para que as famílias possam ser atendidas perto das suas casas com alimentos de boa qualidade até o tempo que precisem para se reorganizar”.

O Banco de Alimentos também atendeu 74 entidades públicas e conveniadas ligadas as Secretaria de Assistência Social e Educação com a doação de pelo menos 62 toneladas mensais de produtos, comprados a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de pequenos produtores da Baixada Cuiabana.
A iniciativa colaborou com a manutenção de pelo menos 3 mil refeições diárias de seis das unidades da Secretaria de Assistência Social (Smasdh) que proporcionam alimentação todos os dias a crianças, adolescentes e adultos, como Casa da Retaguarda, Ser Menino, Abordagem Solidária e Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência. Também colabora com creches públicas e filantrópicas da Educação.

O acesso à alimentação regular de qualidade é uma preocupação da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Para garantir esse direito à população em risco e vulnerabilidade social, buscou-se a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o governo estadual, para potencializar as ações já instalada na área de segurança alimentar e nutricional. As ações ultrapassam o caráter assistencial e são acompanhadas por vários tipos de atividades, como capacitações na área de produção e reaproveitamento alimentar.

Banco de Alimentos: Rua Feliciano Galdino, s/n°, bairro do Porto, antiga sede da Regional Leste.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet