Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Médico de PSF se emociona ao falar de empenho de equipe no combate à hanseníase

“Muito mais do que receber prêmio para combater a hanseníase é preciso envolvimento dos profissionais da saúde e total compromisso no trabalho de erradicação da doença”. Essas palavras são do médico generalista Werley Peres, da unidade do Programa de Saúde da Família Novo Paraíso I, que chorou ao falar da dedicação de sua equipe ao Programa de Combate à Hanseníase, oportunidade em que também agradeceu a disposição dos atuais gestores em incentivar financeiramente as equipes da rede básica Cuiabá para a intensificação das ações. 


“Fico bastante emocionado ao ver que nosso trabalho está sendo reconhecido e reafirmo aqui a importância dos profissionais da unidade desenvolver um trabalho sério e responsável não só para a erradicação da hanseníase, mas no cuidado com a saúde em geral da população”, disse, citando como exemplo de dedicação o médico José Cabral, que atua no PSF do Jardim Vitória.


Peres destacou a parceria com acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso, que inclusive realizaram um diagnóstico da hanseníase no bairro Novo Paraíso. De acordo com a pesquisa, ano passado foram notificados 30 novos casos na região e somente nas primeiras semanas de 2009 já foram nove casos descobertos. “Temos que ampliar essa relação com a UFMT, numa parceria de mão dupla”, acrescentou o médico, que ainda salientou o papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Eles são nossos principais auxiliares na descoberta de novos casos”, frisou.


Werley Peres lamentou que muitas pessoas ainda tenham preconceito em relação ao portador de hanseníase. “Esse é m dos nossos principais problemas no combate à doença”, comentou o médico, feliz porque a paciente Evangelina Neves, de 44 anos, teve coragem de assumir publicamente a hanseníase. Ela descobriu na semana passada que está doente e demonstrou grande disposição em seguir o tratamento. “Depois de uma semana que a gente está tomando os medicamentos já não transmite mais a doença”, falou com propriedade.


A doença – A hanseníase é uma doença infecciosa, transmitida da pessoa doente para a sadia através da bactéria Mycobacterium leprae, conhecido como “ bacilo de hansen”.


Sua evolução é prolongada e ataca a pele e os nervos periféricos. A transmissão da Hanseníase se dá através da respiração. A fonte de contágio é um portador de hanseníase multibacilar que não esteja em tratamento. A hanseníase pode ser curada. O tratamento com a poliquimioterapia mata a bactéria e interrompe a disseminação da doença. Os sintomas são manchas esbranquiçadas e avermelhadas em qualquer parte do corpo, com formigamento, diminuição e/ou perda da sensação de calor; engrossamento e dor nos nervos dos braços, pernas e pés; dormência e enfraquecimento das mãos e dos pés; caroços e inchaços no rosto e nas orelhas.

A pessoa que notar algum destes sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Em Cuiabá são 63 PSFs e 25 Centros de Saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet