Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Oficiais corrigem falhas em equipamentos dos Bombeiros vindos da Alemanha

A comitiva de fiscalização dos equipamentos adquiridos, na Alemanha, pelo Governo do Estado para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso encontrou, nos caminhões adquiridos, alguns itens que não estavam em conformidade com o edital estipulado pelo Estado. 


O secretário chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexander Maia, explicou que a sirene estava fora dos padrões brasileiros, por exemplo. Outro ponto destacado pelo gestor foi o câmbio das escadas basculantes, no edital, previsto como automático, porém, fabricado manual. “Todos os pontos serão cumpridos e corrigidos seguindo o edital, sem custos ou atrasos no prazo de entrega”, destacou o secretário.

Alexander Maia adiantou que a expectativa é que os equipamentos adquiridos estejam a disposição em Mato Grosso no próximo mês de abril, isso se não houverem problemas alfandegários. A modernização do Corpo de Bombeiros recebeu, somente em equipamentos operacionais, R$ 13,8 milhões. Foram adquiridos duas auto-escadas, com alcance de 57 metros, a mais alta fabricada no mundo, equipadas com cesto e elevador; 5 caminhões de combate a incêndio com reservatório para 1 mil litros de água e desencarcerador e seis caminhões auto-bomba tanque com capacidade para 5 mil litros e canhão lançador de água.

“Esta visita à Alemanha serviu para que resolvêssemos estes problemas antes mesmo da chegada destes equipamentos no Brasil, para que eles estejam em pleno funcionamento quando estiverem em Cuiabá e Rondonópolis”, comentou Maia. Ele lembrou que este deve ser um presente do Governo do Estado para a população cuiabana em seu aniversário, no dia oito de abril. Com a chegada desta nova frota, os equipamentos da capital serão redirecionados para outros municípios do Estado, beneficiando toda a população.

Corrigidos os problemas encontrados pela comitiva, o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel João Antônio Dias de Campos, destacou que as duas escadas com alcance de 57 metros colocam Mato Grosso à frente dos outros Estados, sendo que somente Fortaleza possui uma escada com este potencial de atendimento. “Estas escadas tem a capacidade equivalente a um prédio de 17, 18 andares. É muito importante para toda a sociedade, dando maior segurança para toda a população”.

As auto-escadas são dotadas de um cesto com elevador e capacidade para transportar até três pessoas, facilitando o resgate das vítimas. Cada escada dispõe de um canhão monitor manual para água que é utilizado para combater incêndio em alturas elevadas e um sistema de nivelamento onde o operador pode controlar a rotação sem deslocar a viatura. O treinamento para operação destes equipamentos irá acontecer em Cuiabá, durante o tempo que for necessário, segundo o chefe da Casa Militar. 

Copa 2014

O secretário da Casa Militar lembrou que a aquisição dos equipamentos do Corpo de Bombeiros é um ponto positivo para a escolha de Cuiabá como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014. “É uma preocupação do Governo que Cuiabá sendo escolhida como sede dos jogos tenha todos as exigências de segurança internacionais cumpridas. Estes 13 caminhões que estão sendo adquiridos agora estão de acordo com essas normas e nos levam um passo a frente”. 

Florestas

Uma novidade que será apresentada ao Governo do Estado é a criação de uma unidade especializada em incêndios florestais, centralizada em Cuiabá. “Se tivermos apoio do Governo Federal e ONGs, poderemos atender toda a região amazônica”, afirmou Maia. Ele explicou que o projeto surgiu após conhecer na Alemanha um caminhão específico para este tipo de atividade, onde o veículo pode combater envolto em chamas. “Toda a cabine possui um sistema próprio de oxigenação oferecendo maior segurança aos bombeiros. Os pneus e a parte de cabeamento são extremamente reforçados para agüentar até 180 graus Celsius”.

Devido aos altos custos deste equipamento, o secretário lembrou que trata-se de um novo projeto, e que para ser efetivado, depende de parcerias. Alem da região amazônica, o coronel Dias ressaltou que seria uma ferramenta ideal para o combate aos incêndios que anualmente acontecem no Cerrado mato-grossense, como os da Chapada dos Guimarães.
Acompanham a comitiva ainda o secretário-adjunto de Justiça (Sejusp), tenente-coronel Zaqueu Barbosa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet