Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Obras da Sejusp vão ampliar vagas nos dois maiores presídios de MT

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vem desenvolvendo ações para a redução da superlotação em presídios e cadeias, com novas vagas que irão desafogar o sistema prisional de Mato Grosso neste ano. Nas duas maiores unidades do Estado - Penitenciária Central, em Cuiabá; e presídio Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis, a Sejusp está promovendo obras de ampliação de novas celas, uma aplicação de mais de R$ 5 milhões.


Serão mais de 700 vagas nas duas unidades, além de outras que irão surgir também em diferentes regiões de Mato Grosso com a construção de Centros de Detenção Provisória nas cidades de Tangará da Serra (em fase de finalização da obra), Pontes e Lacerda e Juína (obra em andamento).

Nesta semana, o secretário titular da Sejusp, Diógenes Curado Filho, vistoriou as obras do presídio da Mata Grande, acompanhado do superintendente de Gestão de Penitenciárias, Airton Siqueira Júnior e do secretário adjunto de Obras Públicas da Sinfra, Jean Martins.

A nova ampliação na Mata Grande terá 24 celas e a previsão é de que a obra esteja concluída até o final do primeiro semestre. “O esforço promovido vai dar mais estabilidade ao sistema prisional com as novas vagas, além de outros projetos já encaminhados para o setor. Queremos dar celeridade às obras em andamento para assegurarmos as mais de 1.600 vagas ao sistema neste ano de 2009”, garantiu o secretário Diógenes Curado Filho.

NOVAS VAGAS - No município de Água Boa, a reforma concluída na Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva proporcionou mais 120 novas vagas. Outras obras de reformas que estão sendo realizadas em várias cadeias do interior, como em Cáceres, Dom Aquino, Alta Floresta, Guiratinga, entre outras.

A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2009, o sistema prisional de Mato Grosso tenha mais de 1.700 novas vagas. Outra obra que irá contribuir para desafogar a lotação nas unidades, principalmente as da Capital, é o presídio de jovens adultos que será erguido em Várzea Grande, com capacidade inicial para 421 vagas, e destinado a separar a faixa etária de 18 a 24 anos de presos mais velhos. O presídio terá um investimento de R$ 15 milhões dos governos federal e estadual e integra as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

JUDICIÁRIO – Em reunião com o juiz da Vara Criminal de Rondonópolis, Wladymir Perri, o secretário de Justiça e Segurança Pública agradeceu a parceria do Judiciário nas ações de ressocialização realizadas na penitenciária da Mata Grande. Um delas foi a arrecadação de livros entre a sociedade rondonopolitana resultando em mais de 3 mil títulos que estão sendo formando a biblioteca da presídio.

Outra ação estimulada são os textos escritos por reeducandos que frequentam as salas de aula da Mata Grande sobre as percepções e expectativas de suas vidas na prisão. Os textos revisados pelos professores da penitenciária resultaram no livro “Escrevendo sou livre” que será publicado pela Sejusp e Fundação Nova Chance, no próximo mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet