Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Mato Grosso terá Festival da Canção Brasileira

Os festivais de música brasileira marcaram época, revelaram artistas e inúmeras canções se tornaram hits que fazem sucesso até hoje. Para reviver e resgatar um período que deixou saudades, começa a ser organizado no Estado o Festival Mato-grossense da Canção Brasileira. O evento ocorrerá em Cuiabá, com etapas eliminatórias em várias cidades do interior. "Será uma mistura de gêneros musicais e diversidade de ritmos", declarou o idealizador do projeto, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente). O Festival está previsto para acontecer no segundo semestre de 2009.


Nesta semana, os organizadores do evento ganharam um grande parceiro - a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria, Cultura, Extensão e Vivência da UFMT. Segundo o pró-reitor, maestro Fabrício Carvalho, o festival incentivará a classe de músicos, abrirá espaços para novos talentos, além de fomentar a cultura regional. "O festival será uma excelente oportunidade para nossos artistas apresentarem seus talentos", diz.

De acordo com a proposta do regulamento, que está fase final de elaboração, participantes de todo país poderão se inscrever no Festival Mato-grossense da Canção Brasileira, que oferecerá prêmios aos três primeiros vencedores da grande final e também nas eliminatórias regionais. Quatro cidades polos de Mato Grosso (Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças) serão palcos das eliminatórias do festival. A Capital receberá a grande finalíssima do evento, além de sediar uma etapa classificatória. "Optamos em descentralizar as etapas regionais, pois Mato Grosso possui uma rica diversidade cultural. O formato do festival está respeitando as características próprias de cada região", acrescenta Guilherme Maluf.

Serão selecionadas um total de 75 músicas para o festival, sendo 15 para cada cidade polo e 15 para Cuiabá. A seleção das músicas será feita por profissionais convidados pela comissão organizadora. As cinco primeiras etapas classificarão três músicas, já a final terá a participação de 15 finalistas. Cada participante poderá inscrever quantas músicas desejar. A taxa de inscrição custará R$10,00 por música e deverá ser paga em depósito bancário. Os vencedores do festival receberão o prêmio em dinheiro. O valor está sendo definido e será divulgado no regulamento do festival.

Segundo o maestro Fabrício Carvalho, as composições deverão ser inéditas e originais, tanto na parte musical como nos versos. O maestro explica que entende-se por inédita a música que não tenha sido distribuída comercialmente e lançada por gravadora com selo e registro no ECAD. E, como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.

O Festival Mato-grossense da Canção Brasileira incentivará o surgimento de novos talentos, proporcionará aos artistas profissionais um evento a mais para apresentar ao público suas canções, além de levar lazer à população de cada cidade por onde o festival passar, fomentando assim a cultura, o turismo e a economia local. "Um evento como esse traz benefícios para todo o Estado, principalmente às cidades que realizarão eliminatórias. Para isso, contamos com o apoio das prefeituras municipais e do setor cultural", finaliza o parlamentar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet