Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Mostra japonesa traz diversão e cultura para Cuiabá

Uma programação especial voltada ao país do sol nascente com uma mostra de filmes será apresentada em janeiro na capital de Mato Grosso. Um universo do animê japonês será mostrado nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no CineSesc Arsenal. Sempre às 19h. A entrada é gratuita.


O cinema de animação japonês é uma mania que surgiu em 1950 e vem ganhando espaço pelo mundo a cada dia. Um bom exemplo é aqui no Brasil que vem conquistando cada vez mais fãs. O animê, gênero e animação no cinema das histórias publicadas nos mangás ou não, é hoje um dos fortes produtos culturais e econômicos do Japão. Aqui na terra do Pau-Brasil virou mania.

O animê - como é conhecido o gênero - é baseado principalmente nas histórias em quadrinhos publicadas nos mangás, e revela particularidades da cultura nipônica que nenhum outro bem cultural consegue atingir.

A mostra, também no Sesc Arsenal, reunirá três animês, dos principais animadores japoneses, e representa um espectro de temas e estilos que são fundamentais para a iniciação no gênero. No final de cada exibição, Careimi Ludwing Assmann, mestre em comunicação e semiótica e produtora cultural realizará bate-papo com o público sobre os principais criadores de animes, personagens e tramas.

Na abertura da Mostra de filmes será apresentado "Story of a street", de Osamu Tezuka, 1962 (filme sem diálogos), com duração de 40 minutos. A incrível história desta média-metragem é a vida numa esquina de uma cidade japonesa desconhecida, com a perspectiva de uma menina, a doçura do seu olhar, um ratinho, um grupo de posters, as luzes. Tezuka dá vida a objetos do cotidiano com humor e amor. Inesperados eventos vão acontecendo. O cenário é desenhado de forma criativa e se une a uma seleção musical primorosa, considerada uma obra-prima da animação mundial.

Na sexta-feira, 30 de janeiro, "Nausicaã, warriors of the Wind", com 116 minutos de duração, relata um épico sobre o homem e a eterna batalha entre sua natureza destrutiva e seu instinto de sobrevivência. Durante 13 anos a história de Nausicaä foi escrita por Hayao Miyazaki. 'Nausicaã' é a obra máxima de Hayao Miyazaki, o mesmo autor de 'A Viagem de Chihiro' e 'O Castelo Animado'. É uma obra de ficção científica, com conotações ecológicas e até mesmo filosóficas a respeito do homem e de sua natureza. A história se passa em um planeta dizimado pelo homem.

A Terra foi destruída após uma guerra mundial conhecida como os 'Sete Dias de Fogo'. No lugar da vegetação está uma misteriosa floresta, a Fukai, que polui o ar e pode matar um humano em minutos. A Fukai abriga insetos gigantes, a única forma animal que sobrevive por lá, e os 'Ohmu', seres inteligentes que guardam a floresta. Tendo perdido quase toda sua tecnologia, a humanidade sobrevive em pequenos reinos. Um desses reinos é o Vale dos Ventos, onde vive a princesa Nausicaä e sua família. Nausicaä viverá uma saga épica que pode decidir o futuro de um mundo devastado. A princesa tem muito que ensinar aos homens.

"Paradise Kiss" é um anime de romance no mundo da moda, e será exibido no encerramento da mostra, no dia 31 de janeiro. Com direção de Ai Yazawa, a protagonista do filme é a estudante Yukari, uma garota enjoada da vida decidida pelos pais, até um dia conhecer um grupo escolar de fashion design conhecido como ParaKiss. Ela é convidada para entrar no ParaKiss como modelo. Yukari logo é atraída pelas personalidades únicas dos membros de ParaKiss e acaba se apaixonando pelo membro George.

Informações no telefone: (65) 3616 6918.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet