Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Exposição fotográfica ''Impressões Visuais'' está aberta ao público

A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América, e a Comissão Fulbright, o Departamento de Museus e Centros Culturais -Demu/Iphan/Minc, em comemoração aos 50 anos da Comissão Fulbright no Brasil, iniciou na noite desta quinta-feira (15), a exposição fotográfica "Impressões Visuais".


Na solenidade de abertura esteve presente o secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga, o representante da embaixada dos Estados Unidos, David Hodge, e o curador e professor João Kulcsár, além de fotógrafos e convidados. A exposição segue até o dia 16 de fevereiro na Galeria Mato-Grossense de Artes Visuais da SEC, centro de Cuiabá, e está aberta de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

A exposição "Impressões Visuais" é uma exposição fotográfica que retrata as alegrias e as lutas que partilhadas na última metade do século. Imagens fotográficas que retratam acontecimentos que marcaram a história do Brasil e dos Estados Unidos mostrando fatos e pessoas que fizeram parte do cotidiano destes dois países. A exposição propicia uma oportunidade de refletir sobre os acontecimentos passados.

"A ideia da exposição é retratar esses acontecimento históricos dos dois países. A exposição nos mostra a mistura e a miscigenação dos acontecimentos. Quem acompanhar e conferir a exposição, irá se recordar de alguns fatos em imagens expostas, outros nem vivenciaram alguns acontecimentos, mas a intenção é causar reflexão. Vale à pena conferir", disse o curador João Kulcsár.

A mostra está dividida em seis capítulos: herança, política, cultura, cidadania, meio ambiente e esportes. "O Brasil e os Estados Unidos têm histórias marcadas por momentos de maior e menor proximidade. Os pontos em comum e os contrastes dos dois países são inúmeros. Percebemos isso ao analisar as imagens que estão expostas", disse o representante da embaixada dos Estados Unidos, David Hodge.

"A Galeria de Artes de Artes Visuais da SEC está sempre à disposição para este tipo de exposição. A fotografia inspira emoções e retrata marcos culturais da nossa sociedade. Por isso, a SEC trabalha sempre o estimulo de cursos e oficinas direcionadas à fotografia. Nossa meta também é a criação de um espaço fotográfico para congregar e auxiliar fotógrafos profissionais e amadores”, explicou o secretário Paulo Pitaluga.

Pitaluga lembrou ainda, que em 2008 a SEC realizou oficinas direcionadas à fotografia, dando suporte à produção de imagens e curso de Photoshop. Para 2009, a secretaria continuará a auxiliar o segmento artístico fotográfico. “Estamos tramitando também uma exposição de fotografias que retrata a expedição de Roosevelt [presidente americano Theodore Roosevelt] e Rondon [Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon], em 1913 no Brasil. A ideia é que aconteça em Chapada dos Guimarães dando prosseguimento a projetos voltados à classe fotográfica”, finalizou o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet