Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Economia

Novelis vai encerrar produção de alumina em Ouro Preto

A Novelis, maior produtora mundial de produtos laminados de alumínio, informou que irá encerrar a produção de hidrato e alumina, na unidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, a partir do dia 26 de março. Os motivos alegados pela companhia foram a baixa escala de produção e os aumentos dos custos, aliados à crise financeira internacional. "A queda vertiginosa dos preços do produto diminuíram drasticamente a competitividade da fabricação e comercialização de alumina, inviabilizando esta operação", informou a empresa em comunicado. 


O encerramento da produção da alumina, matéria-prima utilizada na fabricação do alumínio primário, poderá provocar a demissão de 150 funcionários, além de 140 terceirizados nos próximos dois meses. No entanto, a empresa estuda remanejar estes empregados para outras unidades no país.

A Novelis, que se originou de um desmembramento de negócios de laminados da Alcan, informou que as atividades de geração de energia elétrica e de produção de pasta eletródica, revestimento de carbono e alumínio primário serão mantidas em Ouro Preto.

A empresa dará continuidade à fabricação de metal primário utilizando-se de matéria-prima, alumina, adquirida de terceiros a preços de mercado. Serão mantidos 800 empregos na fábrica. Além de Ouro Preto, a Novelis possui quatro unidades no Brasil localizadas em Pindamonhangaba e Santo André, em São Paulo, e em Aratu (BA). Na área de energia, a empresa detém 50% de participação da Usina Risoleta Neves e mais oito Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), localizadas na região de Ouro Preto. A capacidade de geração de energia de todos os empreendimentos é de 120 megawatts (MW).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet