Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

PIB da Coreia tem maior queda desde a crise da Ásia

O PIB da Coreia do Sul caiu 5,6% no quarto trimestre do ano passado, em termos ajustados sazonalmente, em comparação com o terceiro trimestre, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Banco da Coreia. Foi o pior resultado desde o registrado no primeiro trimestre de 1998, quando a economia coreana, atingida pela crise financeira da Ásia, contraiu-se 7,8% em relação ao quarto trimestre de 1997.


Na comparação com o quarto trimestre de 2007, o PIB coreano caiu 3,4%, a primeira queda nessa base de comparação desde a registrada no quarto trimestre de 1998. No terceiro trimestre de 2008, o PIB cresceu 0,5% frente ao segundo trimestre e 3,8% ante igual período de 2007.

"O resultado (do quarto trimestre do ano passado) foi muito pior do que o esperado", disse o economista Chun Chong-woo, do Standard Chartered. A mediana das previsões de 11 economistas consultados pela agência Dow Jones era de contração de 3% no quarto trimestre ante o terceiro e de 0,9% frente ao quarto trimestre de 2007.

"Os dados divulgados hoje estimularão o banco central a cortar a taxa básica de juros para 1,5% ao ano até o final do primeiro semestre", disse Chun. A autoridade monetária já cortou o juro em 2,75 pontos porcentuais desde o início de outubro, para o recorde de baixa de 2,50%. A próxima reunião de seu comitê de política monetária está marcada para 12 de fevereiro.

O indicador também reflete a rápida queda das encomendas estrangeiros por componentes e produtos acabados fabricados pela Coreia.

Refletindo a deterioração das exportações e do consumo doméstico, o BC coreano cortou sua previsão de crescimento para a economia em 2008 para 2,5%, ante à previsão anterior de 3,7%. Em 2007, o PIB aumentou 5,0%. Economistas consultados pela Dow Jones projetam expansão de 3,3% para todo o ano de 2008. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet