Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Juros altos asfixiam o mercado produtivo, diz ministro do Trabalho

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse hoje (19), ao divulgar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que a alta taxa de juros do país “asfixia” o mercado produtivo brasileiro. Lupi cobrou a redução da taxa básica de juros (Selic) e, conseqüentemente, que os bancos também reduzam os juros cobrados no mercado.


“Defendo a redução de juros, não só do Copom [a taxa básica definida pelo Conselho de Política Monetária], a Selic, mas dos bancos também. Hoje, o que asfixia o mercado produtivo no Brasil são as taxas de juros altas demais”, reclamou Lupi.

“Não adianta o Copom decidir baixar a taxa Selic e os bancos continuarem praticando taxas de juros abusivas. Os bancos tem que acompanhar. Cobrem do governo, que é o papel de todos cobrar. Mas vamos cobrar também dos bancos privados.”

O ministro não responsabilizou o Banco Central e o Copom pela onda de desemprego registrada no último mês, mas reforçou que as taxas de juros têm que cair. “Não digo que [o Banco Central] ajudou [na queda do emprego], o que ajudou a desempregar no Brasil foram os Estados Unidos”.

Lupi preferiu não falar em quanto a Selic deveria ser reduzida, mas afirmou que uma queda de 0,5 ponto percentual é o “mínimo” que se espera. “Tem que ser daí para cima”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet