Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Economia

Bovespa opera em baixa

Acompanhando a sinalização do mercado europeu, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue oscilando em território negativo. Às 16h23, o Ibovespa perdia 0,83%, para 39.015 pontos. 



Sem pregão em Wall Street, o mercado europeu dá o tom dos negócios por aqui. Depois de um início de sessão em alta, as bolsas em Londres e Frankfurt fecharam em território negativo com forte queda para o setor financeiro, mesmo depois de o governo britânico anunciar novas medidas de socorro aos bancos.

De acordo com dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais ações europeias, recuou 1,6%, para 790 pontos. Os bancos foram os responsáveis pelas maiores perdas do índice e pela maior queda setorial. As ações do Royal Bank of Scotland afundaram 64,3%.

Sem justificativa
Na Bovespa, segundo o analista da Geral Corretora, Ivanor Torres, ainda não existe justificativa para retomada no preço dos ativos. De forma geral, o desempenho das empresas e das economias deve piorar e a tendência é de novas correções de baixa nos preços. "Ainda não chegamos ao fundo do poço."

Segundo Torres, os 29.435 atingidos em outubro não representam o fundo do movimento de baixa. Para o especialista, o mau desempenho das empresas no primeiro semestre pode puxar o Ibovespa para a casa dos 23 mil pontos.

Ainda de acordo com o analista, a grande expectativa com o discurso do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, não se justifica, pois não deve trazer grandes novidades além dos projetos já anunciados nos últimos meses.

Feriado nos EUA
A agenda do dia nos Estados Unidos é pouco relevante, mas a semana reserva uma rodada de balanços trimestrais no país e, por aqui, o foco recai sobre a decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom). Segundo os analistas um corte maior do que o esperado deve estimular o posicionamento em ações.

Na Ásia, a semana começou com valorização nos principais mercados. Tóquio subiu 0,32%, e Seul ganhou 1,36%. Xangai e Hong Kong valorizaram 1,65% e 0,64%, respectivamente.

Sexta-feira
No pregão anterior, a Bovespa, que teve um dia de oscilações, fechou em alta. Ao fim do dia, o Ibovespa subiu 0,49%, aos 39.341 pontos. O governo norte-americano teve de fazer uma rodada de ajuda aos bancos. Foram destacados mais de US$ 400 bilhões para dar suporte ao Bank of America e ao Citigroup por meio de garantias a ativos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet