Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Programa alfabetiza 291 mil adultos em cinco anos no Paraná

Cerca de 70 mil pessoas foram alfabetizadas no ano passado no Paraná. Elas fizeram os cursos do programa Paraná Alfabetizado, coordenado pela Secretaria de Educação do estado, implantado em 2004 em parceria com o Ministério da Educação.


Já passaram pelos cursos 291 mil jovens, adultos e idosos que não sabiam ler, nem escrever. Segundo a Pesquisa Nacional Por Amostragem (Pnad), realizada em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Paraná 508 mil pessoas dos três grupos que não foram alfabetizadas.

A coordenadora do Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas Andrade, afirma, no entanto, que o número de não-alfabetizados no estado pode ser bem menor, porque a pesquisa é feita por amostragem e, na realidade, “ acaba não fazendo uma estatística real do programa, que já está em todos os 399 municípios do estado”.

Para este ano, a meta do programa é alfabetizar 100 mil pessoas. “Para atingirmos toda essa população, estamos promovendo as Caravanas da Alfabetização. Vamos até o município, reunimos as lideranças locais, fazemos passeatas e todos se comprometem com o objetivo de acabar com o analfabetismo no estado”, disse Isabel.

Em fevereiro, a Secretaria da Educação divulgará o edital para seleção de alfabetizadores e coordenadores locais. As atividades deverão ter início em março em todas os 32 núcleos regionais de ensino do Paraná. Os alfabetizadores são voluntários, mas recebem uma bolsa-auxílio de R$ 288.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet