Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Festival pretende revitalizar, proteger e difundir o Rasqueado

Reunir os artistas do Rasqueado em torno de um objetivo comum: o da revitalização. Assim, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Cultura de Cuiabá, prepara o Festival do Rasqueado, em parceria com a Associação do Rasqueado de Mato Grosso.


Em reuniões que ocorrem desde dezembro, os artistas e o poder público planejam, de forma estratégica, a realização do projeto, que culminará num grande espetáculo na primeira semana de abril, mês alusivo ao aniversário da cidade.

A revitalização do rasqueado é um dos pontos principais do Plano de Governo deste segundo mandato. O secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, explica que neste segundo governo, o poder público municipal, no segmento da cultura, tem um perfil mais maduro, em que na primeira fase realizou muitas ações e aprendeu com elas. “Tivemos, no primeiro mandato, algumas ações estratégicas, como o Festival Cururu Siriri, em que trabalhamos a revitalização, proteção e difusão e o público, que compareceu maçicamente ao Festival. Isso provou que estávamos certo”, destacou o secretário, acrescentando que cuidar do Rasqueado sempre foi um projeto do prefeito Wilson Santos, e a revitalização desse segmento é urgente. “O prefeito deseja que 2009 seja o ano do Rasqueado, de um trabalho de revitalização, proteção e difusão”, afirmou Olimpio.

O Rasqueado é um patrimônio artístico cultural histórico imaterial de Cuiabá, Mato Grosso, com vasta literatura, registro sólido, contém artistas que defendem um modo de existir. “Merece todo o esforço do poder público, no sentido de revitalizar, proteger e difundir e o Festival tem esses objetivos”, destacou Olimpio. Para tanto, o projeto terá contornos como o de mapeamento dos artistas, pesquisa sobre suas composições e carreira, estímulo aos novos artistas, provocar demanda, entre outros.

Uma das ações para contribuir com o fortalecimento do rasqueado é a destinação da gerência do Clube Feminino para a Associação. Para o vice-presidente da Associação do Rasqueado, Gilmar Fonseca, a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Cultura, de destinar a gerência do Clube Feminino à entidade, vai contribuir com o projeto de auto-sustentabilidade vislumbrado pela Associação. “Assim poderemos realizar grandes eventos, fomentar público e fazer circular nossa arte. Agora temos um segmento de jovens na Associação, sob o comando de Dominique Biancardini e Thiago Nunes, cujo objetivo é aproximar a juventude do rasqueado”, afirmou Gilmar.

O secretário adjunto da Cultura, Moisés Martins, destaca que ‘todos os envolvidos querem que o Rasqueado alcance vôo’, solidificando um trabalho coletivo sustentado na qualidade musical. “Temos que fazer um trabalho de qualidade, nos esforçar, nos unir”, explicou Martins.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet