Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Formar leitores leva agentes bibliotecários a romper barreiras

Com o objetivo de formar um maior número de leitores, agentes bibliotecários de diferentes municípios do Estado estão reunidos no Palácio da Instrução em Cuiabá, para a oficina de Capacitação em Organização básica de Bibliotecas públicas. A oficina que iniciou nesta segunda-feira (16.03) está sendo realizada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga Costa e Silva.


Estão presentes representantes de municípios como Alto Paraguai, Confresa, Glória D´Oeste, Lambari D´Oeste, Santo Antonio do Leste, Castanheira, Sinop, Nova Nazaré, Porto Espiridião, Bom Jesus do Araguaia, São Pedro de Joselândia, Itaúba, Itiquira, Santa Rita do Trivelato, Querência,Santa Terezinha, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Nova Marigná.

Neste ano, a oficina está atendendo as demandas do Programa Federal Livro Aberto, que implanta e moderniza as bibliotecas de todo o país. Alguns dos municípios participantes estão pela primeira vez tendo a oportunidade de implantar bibliotecas públicas; outros caminham para a modernização, através da melhoria da estrutura física e de acervo.

Prazer em difundir a leitura

Muitos dos agentes bibliotecários presentes na capacitação apresentam uma característica em comum: desejam ter em seus municípios um espaço de socialização e democratização da leitura. Esse foi um dos motivos que levou a equipe de Santa Terezinha a percorrer 1.400 km até Cuiabá. Para os agentes, tudo o que for repassado durante a oficina, será levado para o município com o intuito de melhorar a qualidade da educação na região

Jocirema do Nascimento, veio de Castanheira, e lembra que a biblioteca pública foi implantada na década de 90 nesse município. Porém muito mais do que cumprir suas atividades como profissional, sua participação na oficina tem um desejo especial – de encerrar sua vida profissional dentro de uma biblioteca. Ela explica que iniciou sua trajetória em uma biblioteca e será um grande prazer encerrar esse ciclo no local de leitura de aprendizado. Para isso não mediu esforços para que junto com os outros participantes, possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Participam também da capacitação profissionais da capital que tem o interesse em melhorar os espaços em que atuam, ou até mesmo criar novos espaços. Esse é o caso do Segundo Tenente Suarez, que participa da oficina representando o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado. Suarez veio com a missão de conhecer um pouco mais sobre a organização de bibliotecas e futuramente auxiliar na implantação da Biblioteca do Exército. A biblioteca contará com obras referentes ao Exército e obras diversas.

Durante a abertura, todos os participantes concluíram que adquirir conhecimento, colocá-lo em prática e fazer com que Mato Grosso tenha em todos os municípios uma biblioteca pública, é entre tantos outros benefícios uma evolução do estado. A oficina segue até o dia 20 de março no Palácio da Instrução em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet