Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sema promove palestras para comemorar os dias das Áreas Úmidas e das Águas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza de 02.02 a 23.03 o 1º Ciclo de Palestras “Águas... Áreas Úmidas e Meio Ambiente”. O evento, segundo a gerente de Fomento e Apoio a Comitê de Bacia Hidrográfica (GFAC), Leonice de Souza Lotufo, é dirigido a estudantes do ensino médio e superior, das escolas, Universidades e Faculdades da Grande Cuiabá, e a sociedade em geral e tem como objetivo proporcionar uma visão geral dos temas relacionados aos recursos hídricos e suas interfaces, estimulando a reflexão sobre a água. Nesse período, também estará sendo lembrado e divulgado o Dia Mundial das Áreas Úmidas (02) e o Dia Mundial das Águas (22).


Durante o ciclo, técnicos dos vários setores da Sema estarão disponíveis para proferirem palestras técnicas e científicas para as instituições interessadas. As palestras poderão ser realizadas na própria instituição de ensino e também no auditório do Parque Massairo Okamura, em horário comercial, para as comunidades e instituições interessadas que não possuírem disponibilidade de local adequado.

Entre as questões relacionadas às águas e áreas úmidas foram selecionados 15 temas: Lei do Pantanal e sua importância como área úmida; Mudanças Climáticas e suas influencias nas nossas águas; A importância das áreas úmidas para a fauna; Gestão de Recursos Hídricos; Gestão Participativa para as Águas; Outorga de Direito de Uso da Água para “captação superficial, Subterrânea e Diluição de Efluentes”; Pano Estadual de Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos; Licenciamento de atividades poluidoras no pantanal e seu entorno; Educação Ambiental; Coleta de Água; Monitoramento da qualidade da água e sua importância para a gestão de recursos hídricos em Mato Grosso; Avaliação da qualidade da água da região hidrográfica do Paraguai – sub-bacia dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço; Manejo Florestal e O cristão e o Meio Ambiente.

Além das palestras, as instituições e interessados poderão optar pela realização e Cursos/Oficinas voltados para os temas Construção de projetos de ações práticas de educação ambiental e recursos hídricos e, Coleta de Amostra de Água e Efluentes. O curso/oficina dinâmica Construção de projetos de ações práticas de educação ambiental e recursos hídricos poderão ser agendados nas datas 17, 18, 19 ou 20 de março e o curso/oficina Coleta de Amostra de Água e Efluentes na data 16 de março (datas sugeridas).
O Auditório do Parque Massairo Okamura poderá receber palestras nas datas 02, 10 e 16 de fevereiro e 03, 10 e 17 de março (dadas sugeridas).

“Nossa intenção, além de comemorar e divulgar duas datas importantes, o Dia Mundial das Áreas Úmidas e o Dia Mundial das Águas, é valorizar os temas Água e Pantanal e, fortalecer a parceria da Sema com as instituições e a população, propiciando a articulação de novos projetos. O ciclo visa ainda, informar a comunidade cientifica e ao público em geral, sobre as potencialidades de realização de atividades e projetos idealizados e formatados pela sociedade na região”, salientou Leonice.

O 1º Ciclo de Palestras é resultado da parceria da Sema, por meio de suas Superintendências – de Recursos Hídricos (SURH), de Biodiversidade (SUB), de Industria, Mineração, Infra-estrutura e Serviços (SUIMES), de Monitoramento e Indicadores Ambientais (SUMIA), de Educação Ambiental (SUEDA), de Planejamento (SUPLAN), Assessoria de Comunicação, e gerencias de Transportes (Getrans) e Administrativa -, voluntários e Universidades e Faculdades da Grande Cuiabá.

As instituições de ensino médio e superior e comunidade em geral interessados em agendar palestras ou cursos/oficinas podem entrar em contato com a Sema através do telefone (65) 3613 7215, da Superintendência de Recursos Hídricos, com Leonice Lotufo ou Regina Milhomem Balata ou pelo e-mail leolotufo@sema.mt.gov.br.

A abertura do 1º Ciclo de Palestras será no dia 02.02, às 8:30 horas, no Auditório do Parque Massairo Okamura, quando serão proferidas por técnicos da Sema palestras sobre os temas “Lei do Pantanal e sua importância como área úmida”, por Gabriela Priante da Superintendência de Biodiversidade; A importância das áreas úmidas para a fauna, por Marcos Roberto Ferramosca, também da Superintendência de Biodiversidade e “Política de Recursos Hídricos”, por Nédio Carlos Pinheiro, da Superintendência de Recursos Hídricos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet