Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Aquecimento global ameaça pinguim-imperador de extinção

Os pinguins-imperadores correm o risco de extinção antes do fim do século, pelo menos em alguns de seus habitats, por causa do aquecimento global, revela um estudo divulgado nos EUA.


Se o aquecimento global continuar derretendo as geleiras antárticas no ritmo previsto, de acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) das Nações Unidas, a população de uma grande colônia de pinguins-imperadores em Terra Adélia, na Antártica, poderá despencar dos atuais 3.000 para cerca de 400 casais capazes de se reproduzir, alertam os pesquisadores. 

Segundo diferentes modelos matemáticos usados por cientistas, há pelo menos 40% de chance de que essa população sofra uma diminuição drástica de 95%, ou mais.

"Essa redução dramática na quantidade de pinguins nessa área significaria, para eles, um grande perigo de extinção", afirma Stephanie Jenouvrier, do Instituto de Pesquisa americano Woods Hole Oceanographic, uma das autoras desse estudo publicado na última edição dos Anais da Academia Nacional Americana das Ciências (PNAS).

O trabalho se baseia nas flutuações climáticas que reduzem as superfícies das geleiras, explica Hal Caswell, outro autor da pesquisa, acrescentando que essas variações serão cada vez mais frequentes nos próximos 100 anos, devido ao aquecimento global.

Os bancos de gelo desempenham um papel essencial no ecossistema antártico, já que é o lugar onde os pinguins-imperadores se reproduzem, alimentam-se e morrem. Também é o local onde se desenvolvem os krills, pequenos crustáceos que vivem nas algas e que alimentam peixes, focas, baleias e pinguins.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet