Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Especialista da era Clinton assume vaga inédita de emissário dos EUA para o clima

O advogado especialista em ambiente Todd Stern foi nomeado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, emissário especial dos Estados Unidos para aquecimento global. Em cerimônia no Departamento de Estado, os dois prometeram atuar para obter acordos multilaterais na área do clima e para convencer outros países a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa drasticamente.


"Nos próximos anos, faremos grandes mudanças no modo como lidamos com isso", afirmou Stern. "Precisaremos de um novo acordo multilateral." O advogado, que trabalhou na gestão do ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) ao lado do ex-vice Al Gore --que, mais tarde, levaria um Nobel por seu envolvimento com as questões climáticas--, ressaltou ainda a necessidade de incentivar o surgimento de "novas tecnologias" e de se manter a "boa vontade política". 

"O jeito como lidamos com o mundo atualmente é insustentável e cria problemas para o ambiente, a economia e a segurança nacional", afirmou.

No evento que confirmou o nome de Stern para a vaga inédita, Hillary garantiu que serão realizados "novos e significativos investimentos" no setor e que os EUA cumprirão sua parte para exigir que outros países façam o mesmo. "Se formos espertos, podemos transformar essa crise climática em empregos", destacou.

Stern trabalhava no centro de pesquisa de Washington Center for American Progress. Ele coordenou os esforços da administração Clinton na Iniciativa de Mudança Climática Global, de 1997 a 1999, e foi uma das figuras centrais nas negociações do Protocolo de Kyoto, de 1997 a 1999. De 1999 a 2001, Stern aconselhou o secretário de Tesouro americano em áreas econômicas e financeiras e supervisionou o departamento de combate à lavagem de dinheiro.
Stern é um dos sócios do reconhecido escritório de advocacia de Washington, WilmerHale.

Com a indicação, o presidente, Barack Obama, estabelece mais uma ruptura em relação ao governo do antecessor, o impopular George W. Bush (2001-2008).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet