Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Grajew aposta em discussões sobre sustentabilidade ambiental e neoliberalismo

Considerado “pai” do Fórum Social Mundial (FSM), o presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, acredita que desde a primeira edição em Porto Alegre, em 2001, sua criatura “amadureceu, se consolidou e se espalhou pelo mundo”.


Às vésperas da nona edição do FSM, que trocou o Sul pela Amazônia e vai estar em Belém (PA) entre 27 de janeiro e 1° de fevereiro, Grajew aposta na discussão sobre a sustentabilidade ambiental e o esgotamento do modelo econômico neoliberal como os principais assuntos deste encontro.

“A escolha da Amazônia não foi fortuita. É o primeiro fórum que vai ter a questão da sustentabilidade, do modelo econômico como predador do meio ambiente, provocador do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Nove anos depois de Porto Alegre, Grajew acredita que as bandeiras do fórum não sofreram mudanças radicais “porque não são lutas conjunturais, são estruturais”. No entanto, o empresário reconhece que a relação entre o evento e os governos, principalmente na América Latina, mudou desde 2001. Grajew inclusive atribui ao fórum parte da responsabilidade pela nova configuração política do continente, com nomes históricos da esquerda latino-americana ocupando as presidências.

“O fórum tem a ver com isso porque naquela época (2001) o neoliberalismo era o dominante. O Carlos Ménem, da Argentina, era o herói do Fórum Econômico Mundial, era o modelo apresentado para todos os países em desenvolvimento. E ele acabou levando a Argentina à bancarrota”, avalia.

Na entrevista, Grajew também comenta a expectativa do FSM em relação à gestão de Barack Obama nos Estados Unidos, a presença de nomes como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez e Evo Morales e o risco de transformação do fórum em um palanque político.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista com Oded Grajew.

Agência Brasil: Quais são os temas que deverão dominar as discussões do Fórum Social Mundial este ano?
Oded Grajew: Vai ser primeiro a questão da sustentabilidade, a questão do modelo econômico como predador do meio ambiente, como provocador do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. A escolha da Amazônia não foi uma escolha fortuita. É uma escolha exatamente para estar presente no lugar onde essas coisas estão mais presentes, num lugar tão simbólico para o meio ambiente mundial, para o clima mundial.

ABr: Da primeira edição em Porto Alegre até hoje, o que o senhor acha que mudou no fórum?
Grajew: Desde o momento em que eu tive a idéia do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2000, se passou um ano, pouco tempo até a concretização em Porto Alegre, em 2001. De lá para cá, o que aconteceu foi que o fórum se mundializou, se espalhou pelo mundo. No começo era Porto Alegre, depois começou a ser internacionalizado, andou pelo mundo, teve várias edições mundiais fora do Brasil. Enfim, um processo que se espalhou e que acabou construindo uma série de redes pelo mundo. O fórum virou uma realidade, um ator importante e se consolidou com uma série de conseqüências e de resultados.

ABr: As bandeiras defendidas pelo fórum, as lutas continuam as mesmas após quase 10 anos?
Grajew: Sim, porque as lutas do fórum não são lutas conjunturais, são estruturais. Então não há nenhuma luta para uma ação imediata de alguma coisa. Como bandeiras principais, um outro mundo possível onde os valores da democracia, da justiça social, do desenvolvimento sustentável, da ética, isso continua, como a questão da solidariedade versus competição, o social como determinante das ações e não o econômico e não submetido ao econômico; isso continua. O fórum trabalha numa mudança cultural, isso leva um tempo.

ABr: O senhor acredita que o fórum pode ser usado como palanque por alguns políticos?
Grajew: É um espaço da sociedade civil, governantes que tem a ver com os princípios do fórum são bem-vindos, mas eles são convidados das entidades, não há atividades governamentais. De um lado, é bom que essas pessoas estejam lá porque inclusive há fóruns paralelos, há fóruns das autoridades locais onde vão muitos prefeitos, há fóruns parlamentares. Agora, há sempre o risco de desviar a atenção do conteúdo do fórum, isso é muito comum acontecer na mídia. Há uma tendência de você folclorizar o fórum, de dar atenção para um rapaz que viajou 300 mil quilômetros para tocar violão na beira do rio. Desvia a atenção do imenso conteúdo do fórum e, muitas vezes, presenças de governantes também acabam desviando a atenção do que realmente ocorre nas oficinas, nas palestras, nas conferências. Faz parte porque todo político busca um palanque, isso não é só no Brasil, mas em qualquer país do mundo. Mas isso faz parte, quanto mais gente esteja lá e que tem a er com a carta de princípios do fórum é melhor.

ABr: Os presidente Lula, Evo Morales, Hugo Chávez e Fernando Lugo vão participar do fórum. Essa nova configuração política da América Latina é diferente da que existia na primeira edição, em 2001?


Grajew: Claro. E o fórum tem a ver com isso porque naquela época era o neoliberalismo que era dominante. O Carlos Ménem [ex-presidente da Argentina] era o herói do Fórum Econômico Mundial, o modelo apresentado para todos os países em desenvolvimento. Todos diziam: 'Olha, tem que seguir o Ménem porque ele sabe o que está fazendo'. E ele acabou levando a Argentina à bancarrota. O mapa político da América Latina era completamente diferente e o neoliberalismo era idolatrado naquela época. E o Fórum Social Mundial, por estar nos três primeiros anos em Porto Alegre, teve e tem muita presença latino-americana; e basicamente todos os atuais presidentes que você citou faziam parte do fórum, iam para o fórum, o próprio Lula. O fórum ajudou muito a mudar o mapa político na América Latina, isso não tem a menor dúvida.

ABr: Essa relação mais próxima entre o fórum e as lideranças políticas muda o tom das discussões?
Grajew: Exatamente. Porque uma coisa é você mudar uma política, outra coisa é você implementar políticas. Mudou. Mudou o quadro político não só da América Latina, mas do mundo. Hoje, na América Latina, é muito difícil achar alguém que adote as teses do neoliberalismo e hoje acho que é muito difícil alguém no mundo adotar essa tese, depois dessa bancarrota financeira. Às vezes, é preciso um grande desastre para que as pessoas percebam que o caminho estava errado. Hoje, é muito difícil defender as idéias que o Fórum Econômico Mundial defendia naquela época.

ABr: O novo presidente norte-americano Barack Obama também deverá ser assunto das discussões do fórum?
Grajew: Ele vai ser parte da discussão como uma possibilidade de mudança. Ainda não dá para saber o que vai acontecer, está muito em cima. Vamos ver o que vai dar, mas sempre com a expectativa do que vai resultar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet