Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Murilo Domingos presenteia Poconé com mais de 10 mil filhotes de peixes

O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, fez a soltura de mais de 10 mil filhotes de peixes nas margens do rio Bento Gomes no município de Poconé, em comemoração aos 228 anos de emancipação política do município. A finalidade da campanha "Salve o Peixe, Salve o Rio", é a preservação do meio ambiente e a conscientização das pessoas.


A campanha de repovoamento fluvial surgiu em 1994 com 15 anos já foram mais de 50 municípios contemplados e quase todos os rios do estado receberam os murilinhos como a comunidade chama os peixinhos. "Neste ano chega a casa de seis milhões de filhotes distribuídos nos rios de Mato Grosso, é uma satisfação da minha parte preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas para que não polua os rios, com a soltura dos filhotes porque não é mais alevinos, pois a estatura deles é de filhotes com auto defesa e esta fase todos sobrevivem crescem e reproduzem ", explica o prefeito Murilo.

Pacu, corimbá, piau e piraputanga foram as espécies lançadas desta vez, movimento idealizado pelo prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos. Murilo pediu para as crianças de Poconé que cuide bem dos peixinhos e participem na preservação e manutenção da espécie. "Crianças ajude a preservar os nossos rios para que tenhamos sempre muito peixe, vamos participar da campanha comigo pega eles aqui soltem no rio deixem crescer e reproduzir com isso zeramos a escassez de peixes em nossos rios", comemora Murilo com as crianças soltando os filhotes.

Murilo Domingos explica que a 'Salve o Peixe, Salve o Rio' é pioneira no Brasil, já que na época em que foi implantada não havia projetos desta natureza no país. Ele acrescenta que o projeto não utiliza alevinos, mas trabalha com pequenos peixes que já têm condições de chegar à fase adulta quando lançados nas águas.

O prefeito agradeceu a participação maciça da população poconeana e disse que é um sinal de que aprenderam que conscientização e preservação dos rios dá bons resultados.

"Os peixes estão de volta aos nossos rios. E o que mais nos estimula a continuar realizando a campanha é que já podemos ver os resultados. Nos municípios onde já realizamos o lançamento, como Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger, a população tem nos dado notícia de que a oferta de peixes tem aumentado muito", destacou o prefeito de Várzea Grande – que conta com o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura para realizar o evento.

Para o prefeito da cidade, Clóvis Martins, desde que conheceu a iniciativa do prefeito de Várzea Grande ficou encantado pelo projeto. "Parabenizo a conscientização que ele faz todos esses anos pela questão ambiental em todo o estado, a cada ano somos beneficiados pela sua campanha e Poconé com isso tem peixe em abundância, e hoje para abrilhantar a nossa programação de aniversário de 228 de emancipação política a campanha faz parte das solenidades realizadas nesta data e mais um presente que recebemos do Murilo", ressaltou o prefeito.

Estiveram presentes na solenidade os prefeitos; Murilo Domingos e Clóvis Roberto, vices prefeitos; Sebastião Gonçalves dos Reis e Meire Adauto; deputados estaduais, Wallace Guimarães e Chica Nunes; o Coronel da policia militar, Joselito do Espírito Santo; secretários municipais de Várzea Grande, Paulo Roberto sub prefeitura, Lucineide Lago meio ambiente e agricultura, Sebastião Gonçalves dos Reis educação e cultura; o presidente da câmara de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira; entre outras autoridades do município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet