Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Fragmento desconhecido de Mozart é tocado pela 1a vez

Um fragmento de música do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart foi tocado em público pela primeira vez nesta quinta-feira na cidade de Nantes, oeste da França, onde estava havia anos numa biblioteca municipal. 


As duas peças com duração conjunta de dois minutos foram tocadas no violino por Daniel Cuiller, diretor artístico do conjunto de música barroca Stradivaria, diante de um público pequeno de jornalistas e convidados.

A partitura de uma página, fragmento de uma massa maior, foi doada à biblioteca de Nantes por um colecionador particular no final do século 19, mas antes se pensava que fosse uma cópia, e não o original.

Em 2007 ela foi autenticada por Ulrich Leisinger, especialista da Universidade Mozarteum de Salzburgo, que estimou que ela poderia valer até 200 mil euros (259.500 dólares) em um leilão.

"A folha tem todas as características da letra de Mozart", disse Leisinger.

Ele disse que a folha tinha sido atestada como autêntica por um especialista ainda em 1839, "uma época em que Mozart era visto como compositor altamente respeitável, mas não como ícone."

"Na época, ninguém teria interesse em falsificá-la", explicou.

Mozart foi um dos compositores clássicos mais prolíficos. Ele morreu em 1791, aos 35 anos de idade, deixando mais de 600 obras conhecidas.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet