Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Antártida acompanha aquecimento mundial, diz estudo

A Antártida, ao contrário do que muitos climatologistas acreditavam, sofreu aquecimento climático em índices proporcionais ao aumento de temperatura nas outras regiões do planeta. Cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa) e da Universidade de Washington comprovaram a suspeita recentemente, baseados em dados captados por satélites e em estações terrestre da região mais fria do planeta, cujos registros apontaram para o aumento de temperatura ao longo dos últimos 50 anos. As informações são do jornal espanhol El País.


"Acreditava-se que o aquecimento da superfície da Antártida fosse relativamente menor", disse Eric Steig, principal autor do trabalho e diretor do Centro de Pesquisa da Universidade de Washington, publicado nesta quinta-feira na revista Nature, Eric Steig.

"Nós pensávamos que tudo estava bem até verificarmos que na parte da Antártida Ocidental paredes inteiras de gelo estão próximas de sofrer um colapso por causa do seu derretimento", frisou o cientista. A plataforma de gelo analisada fica a cerca de 1,8 mil metros acima do nível do mar onde se constatou que a temperatura havia aquecido um décimo de um grau Celsius desde 1957.

De acordo com Steig, os efeitos das alterações climáticas ocasionaram um degelo mais pronunciado no Pólo Sul, onde os efeitos do aquecimento foram mais latentes. A análise de cilindros de gelo, retirados por equipes técnicas através de profundas escavações, indicou que o aquecimento na Antártida foi muito maior do que as avaliações apontadas pelos instrumentos usados na superfície gelada.

Alterações biológicas associadas à atividade humana foram as principais razões para o aumento de temperatura, afirmaram também Andrew Monaghan, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos, e David Bromwich, da Universidade de Ohio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet