Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cultura

Artista antecipa os ''fósseis'' da era da eletrônica

A velocidade com que a tecnologia se transforma faz parecer, às vezes, que aqueles aparelhos tão modernos e high-tech que usávamos há poucos anos descansam agora em algum lugar da Pré-História. A sensação de que disquetes conviviam harmoniosamente com dinossauros em um passado muito distante toma forma no trabalho do artista americano Christopher Locke, que transformou objetos "arcaicos" como cassetes e controles de videogame em "fósseis modernos". 


Os futuros achados arqueológicos criados por Locke incluem um disquete, um controle de videogame dos anos 80, uma fita cassete, um telefone de disco, um aparelho de som portátil "boombox", um walkman e até um iPod. As esculturas são feitas em moldes individuais a partir de uma mistura de cimento e "ingredientes secretos", que dão o aspecto fossilizado e permitem algumas variações de tonalidade.

Em seu site, o artista fornece dados sobre os artefatos e dá um nome científico a cada espécie - como Repondicium antiquopotacium, no caso do disquete.

Mais do que brincar com a tecnologia jurássica, o escultor faz uma leve crítica ao consumismo em uma explicação "arqueológica". "É triste, mas a maior parte destes objetos teve vida curta", diz Locke. O artista justifica: "Muitos atribuem esse curto ciclo de vida a predadores agressivos ou a uma evolução acelerada, mas isso não é necessariamente verdadeiro. Foi demonstrado recentemente que o fim de muitas dessas espécies foi conseqüência do consumismo e do desperdício no topo da cadeia alimentar."

As obras estão à venda e podem ser vistas no site do artista, http://heartlessmachine.com.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet