Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Seleção do festival de cinema Sundance destaca temas ambientais

Filmes cujo tema é o meio ambiente, com mensagens de preservação da natureza, ganharam espaço e se tornaram protagonistas da 25ª edição do Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos, que também dá destaque às questões sociais. O festival começou na quinta-feira (15), e vai até o dia 25 de janeiro.


"Estamos saqueando a Terra. Temos que pensar de que forma tratamos nossos recursos, mas o mais importante é como tratamos as pessoas", disse o diretor Joe Berlinger. 

Berlinger vai a Sundance este ano com "Crude", que concorre na categoria "Melhor Documentário", contando a história de cinco tribos do Equador que pedem indenizações na justiça pelos danos causados pela gigante petroleira Chevron, em uma tragédia ambiental conhecida como "o Chernobyl da Amazônia".

"Nós, como sociedade, enchemos nossos tanques de combustível, mas não pensamos de onde vêm estes produtos. É nossa responsabilidade moral sabê-lo. Espero que as pessoas façam isso depois de assistirem ao filme", disse o diretor.

Outras produções que chegam a Sundance para denunciar desastres como este refletem uma época na qual a preocupação com a preservação ambiental e a militância verde se transformaram em ações sociais importantes.

"Earth Days", de Robert Stone, é uma obra que se aborda tanto o movimento de defesa do meio ambiente como os ativistas. Já "The End of the Line", de Rupert Murray, tem como foco a pesca proibida praticada livremente nos oceanos, enquanto "Dirt! The Movie", realizado com uma boa dose de humor por Bill Beneson e Gene Rosow, mostra como o homem está destruindo os recursos naturais do planeta.

"The Beekepers", por sua vez, aponta o desaparecimento das abelhas como exemplo gritante da degradação do meio ambiente, utilizando uma narração marcante sobre imagens de arquivo em preto-e-branco para conscientizar os espectadores.

"As abelhas nos dizem o que está acontecendo no meio ambiente", explicou o cineasta Richard Robinson, que também é apicultor e considera que o desaparecimento destes insetos "trará enormes problemas".

Na mesma linha, o documentário "The Cove" denuncia o triste massacre de mamíferos marinhos nos mares japoneses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet