Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Comunidades do Pará fazem mapa coletivo do impacto do cultivo da soja

Comunidades rurais dos arredores de Santarém e Belterra, no Pará, produziram coletivamente um mapa que mostra os impactos do cultivo da soja na região oeste do estado. Eles identificaram pontos de desmatamento e outras consequências ambientais desse tipo de produção, como o assoreamento e contaminação de rios por agrotóxicos, bloqueio de estradas por plantações e o desaparecimento de povoados tradicionais.


O projeto, segundo a ONG Greenpeace, que apoiou a iniciativa, mapeou ainda 121 comunidades locais, algumas das quais nunca haviam sido mapeadas.

De acordo com informações do Greenpeace, durante o mapeamento foram identificadas 29 comunidades que tiveram seu tamanho reduzido em função das plantações de soja – duas delas, inclusive, teriam desaparecido. Também foram mapeados 55 pontos de desmatamento, 4 deles em meio à floresta primária (parte mais interior da mata).

Os ribeirinhos identificaram ainda 29 nascentes e rios contaminados por agrotóxicos, com pequenas barragens ou em processo de assoreamento por causa do desmatamento de suas margens. Finalmente, os moradores apontaram 12 locais onde as plantações interromperam trilhas e estradas usadas tradicionalmente pela população local. 

Além do Greenpeace, o mapeamento teve apoio do Projeto Saúde e Alegria. As ONGs treinaram moradores de 28 diferentes comunidades no uso de GPS e interpretação de imagens de satélite.

Sindicatos de trabalhadores rurais de Santarém e Belterra também integram o projeto. “As próprias comunidades produziram um relato em forma de mapa sobre a situação deles com a expansão da soja”, comenta Raquel Carvalho, engenheira agrônoma e integrante do Greenpeace.

A região foi escolhida porque o cultivo de soja tem se expandido rapidamente ali desde a inauguração do terminal graneleiro da multinacional Cargill à beira do Rio Amazonas, alvo de disputas judiciais por causa das consequências ambientais que estaria trazendo à área.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet