Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Premiê turco é recebido como herói após atrito com presidente de Israel

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi recebido como um herói ao voltar para Istambul depois de abandonar um debate a respeito da faixa de Gaza no Fórum Econômico Mundial, em Davos.


Durante o debate, o premiê turco não teve permissão para rebater afirmações do presidente de Israel, Shimon Peres, que defendeu a ofensiva israelense no território palestino. Ao ser interrompido, Erdogan se levantou e abandonou o debate e o fórum.

Shimon Peres disse esperar que as relações entre Israel e a Turquia não seja abaladas pela troca acalorada de opiniões entre ele e Erdogan em Davos.

Apoiadores agitam bandeiras turcas e palestinas em apoio ao premiê Recep Tayyip Erdogan, que defendeu Gaza em bate-boca
Segundo a correspondente da BBC em Istambul Sarah Rainsford milhares de pessoas tomaram a rua em frente ao aeroporto da cidade turca para dar as boas vindas a Erdogan.

Ao chegar, Erdogan disse à multidão que o aguardava que a linguagem e o tom usados por Peres durante o debate.

"Apenas sei que tenho que proteger a honra e o povo turco", disse o premiê em sua chegada ao país. "Não sou um chefe de uma tribo. Sou o premiê da Turquia. Tenho que fazer o que tem que ser feito."

De acordo com Rainsford, a operação militar israelense na faixa de Gaza gerou grande indignação na Turquia e a população parece dar muito apoio à atitude de Erdogan em Davos.

Mais de 1.300 palestinos e 14 israelenses morreram durante as três semanas da ofensiva israelense na faixa de Gaza, um conflito que começou no dia 27 de dezembro.

Bandeiras

Na manifestação da manhã desta sexta-feira perto do aeroporto a multidão levava bandeiras turcas e palestinas e cartazes elogiando Erdogan como um novo líder mundial. Correspondentes afirmam que as multidões gritavam "A Turquia está com você".

"Esta noite fiquei muito orgulhoso, muito feliz", disse Mustafa Sahin, que também participou da manifestação.

Culpa

Durante o debate na quinta-feira (29) em Davos, Erdogan entrou em confronto com Shimon Peres, que levantou a voz para fazer uma defesa veemente das ações de Israel na faixa de Gaza.

Erdogan, por sua vez, afirmou que Peres estava falando alto para esconder a própria "culpa". O premiê turco acrescentou que muitas pessoas morreram na faixa de Gaza e que seria triste para ele que Peres tenha recebido aplausos depois de defender a ofensiva de Israel. Em seguida, Erdogan acusou o mediador do debate de não permitir que ele falasse a disse que nunca voltaria a Davos.

Mais tarde Erdogan destacou que abandonou o debate não por discordar de Peres, mas por ter tido bem menos tempo do que o líder israelense.

O premiê turco afirmou que respeita Peres, mas "o que ele diz não é verdade". A Turquia é um dos poucos países muçulmanos a ter acordo com Israel, mas as relações estão abaladas desde que o partido com raízes islâmicas AK foi eleito para o governo do país em 2002.

Erdogan disso à multidão nesta sexta-feira em Istambul que "nossas palavras duras não são contra o povo de Israel, não são contra os judeus, mas são totalmente dirigidas contra o governo de Israel".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet