Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Quinn assume governo de Illinois após impeachment

Menos de uma hora depois de o Senado de Illinois aprovar por unanimidade a destituição do governador Rod Blagojevich e de proibi-lo de assumir qualquer cargo público no Estado, Patrick J. Quinn foi empossado como seu sucessor. Quinn, de 60 anos, é um antigo funcionário público que, como político "outsider", já fez campanha em defesa do enxugamento do governo. Ele agora enfrenta o desafio de administrar um Estado com um orçamento de US$ 49,7 bilhões, um déficit que pode chegar a US$ 4 bilhões e um total de 56 mil servidores, em meio ao ceticismo dos eleitores quanto à capacidade dos políticos de superar um histórico de corrupção.


Rod Blagojevich, foi destituído do cargo de governador na noite desta quinta-feira, após sofrer impeachment em votação no Senado estadual. Todos os 59 senadores votaram pelo afastamento definitivo e o proibiram, inclusive, de voltar a ocupar qualquer cargo público em Illinois. O democrata foi acusado, no final do ano passado, de tentar vender a cadeira no Senado federal que foi ocupada pelo presidente dos EUA, Barack Obama.


Formado em Direito, Quinn dirigiu o departamento de arrecadação de Chicago e o Tesouro do Estado de Illinois, antes de se tornar vice-governador, em 2002. No final dos anos 70, ele criou a Coalizão para a Honestidade Política, a fim de reduzir o tamanho do governo estadual. O grupo entregou à comissão eleitoral do Estado um abaixo-assinado dentro de um caixão, para celebrar a "morte" de 59 políticos. A comissão aprovou a iniciativa e a Câmara dos Representantes (deputados) do Estado foi reduzida em um terço. Quinn também fez fama como advogado para famílias de militares e em defesa da conservação ambiental. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet