Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Governo Obama congela últimas regras de Bush

Um dos primeiros atos do governo do presidente americano Barack Obama foi ordenar a todas as agências federais que suspendessem todas as regulamentações pendentes até que a sua administração possa revê-las. Estão abrangidas no congelamento várias mediadas de última hora tomadas pelo governo de George W. Bush.


"Esta tarde, o chefe-de-gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel, assinou um memorando enviado a todas as agências e departamentos para parar todas as regulações pendentes até que uma revisão legal de políticas possa ser feita pela administração Obama", informou a Casa Branca em um comunicdado à imprensa.

Os últimos dias do governo do Bush foram marcados por muitos debates sobre quais regras e regulamentos ele tentaria aprovar antes de deixar o governo.

Eventos

Depois de acompanhar a tradicional parada militar da posse de um palanque blindado, Obama entrou pela primeira como presidente dos Estados Unidos na Casa Branca, acompanhado da mulher, Michelle, e do vice-presidente, Joe Biden. Na noite desta terça-feira, o novo presidente e a mulher devem passar por cerca de dez bailes em homenagem à posse.

Milhares de pessoas acompanharam a chegada de Obama ao número 1.600 da avenida Pensilvânia, que será sua residência pelos próximos quatro anos.

O casal Obama veio em uma grande comitiva do Capitólio, onde participaram de almoço para 200 convidados, entre eles, amigos, partidários e membros do Congresso.

Em um dos momentos mais aguardados pelos apoiadores, ele e Michelle desceram, sob gritos entusiasmados, da limusine blindada para caminhar por parte do trajeto da parada militar em homenagem a sua posse.

Obama e Michelle enfrentaram o frio rigoroso de Washington para observar de perto a multidão que se espremia nas grades para vê-los. Sorridentes, os dois passaram todo o trajeto a pé acenando para os presentes.

Acompanhados de perto pelos agentes do Serviço Secreto, eles andaram de mão dadas por parte do trajeto.
Logo atrás, o vice-presidente, Joe Biden, e sua mulher, Jill, também caminhavam por parte dos cerca de três quilômetros que separam o Capitólio da Casa Branca, no número 1.600 da avenida Pensilvânia.

De volta à limusine, apelidada de "A Besta" pelo Serviço Secreto, Obama e Michelle continuam o trajeto até a Casa Branca que, a baixa velocidade, deve demorar cerca de duas horas.

Almoço

Antes da parada militar, Obama participou de um almoço fechado para 200 convidados. Com clima de homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln (1861-1865), ícone da cerimônia de posse do Obama, o almoço marcou o primeiro encontro do presidente com os membros do Congresso.

Em breve discurso, Obama pediu união e responsabilidade aos legisladores para que trabalhem não pelos seus próprios interesses, mas pelo "bem-estar de todos os americanos".

"Cai sobre nós, representantes do povo americano, dar a nossa dedicação total, com humildade e lealdade, ao povo americano. A nossa Câmara deve refletir o que está no coração das pessoas".

Obama reconheceu que, mesmo pedindo união aos membros do Congresso, não haverá sempre consenso. "Convido a todos a nos reunir com o sentido de urgência, o que não significa que concordaremos em tudo. Eu garanto que vou cometer erros, mas o que os americanos esperam de nós é que avancemos não apenas em nossos propósitos, mas o de todos os americanos".

Discurso

Horas antes de seu discurso para membros do Congresso, Obama falou de responsabilidade ao povo americano e aos cerca de 2 milhões, em estimativas do jornal "Washington Post", de pessoas presentes.

Pedindo uma nova era da responsabilidade, o democrata pediu esperança aos americanos diante da grave crise financeira e alertou que a solução não será imediata. "Hoje eu digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e muitos. Eles não serão encontrados de maneira fácil ou em um curto período de tempo", disse Obama, que assumiu a Casa Branca sob grandes expectativas para solucionar a crise financeira americana e retomar o crescimento econômico.

O democrata falou ainda das ameaças ao país e enviou recado indireto aos grupos radicais islâmicos. Ele afirmou "ao mundo muçulmano", que os EUA buscam "um novo modo de progredir".

"Aos líderes ao redor do mundo que procuram instaurar conflito, ou culpar os males de sua sociedade no Ocidente: saibam que nosso povo vai julgá-lo sobre o que você pode construir, não o que você destrói. Àqueles que se apegam ao poder pela corrupção [...], saibam que vocês estão do lado errado da história", disse o democrata. "Mas nós estenderemos a nossa mão se vocês estiverem dispostos a ceder a sua primeiro", completou, em tom mais ameno.

Ainda como presidente eleito, Obama se reuniu com o ex-presidente George W. Bush e a ex-primeira-dama, Laura Bush, na Casa Branca.

Ao lado da mulher, Michelle, que levou um presente para Laura, Obama conversou brevemente com Bush antes de ir ao Blue Room, onde tomou café da manhã com membros do Congresso e o vice-presidente, Joe Biden.
No primeiro compromisso do dia, o casal Obama foi ao tradicional culto na Igreja Episcopal St Johns, onde a maioria dos presidentes participou de cerimônias no dia da posse.

A igreja, que fica apenas algumas quadras da Casa Branca, foi cercada de seguranças para receber o casal Obama, Biden, e sua mulher, Jill.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet