Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Venezuela decide em fevereiro se aprova reeleição ilimitada

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou nesta sexta-feira que será em 15 de fevereiro próximo o referendo da emenda constitucional que permite reeleição ilimitada dos cargos de escolha popular, entre eles o de presidente. Com a aprovação da emenda, Chávez poderá se candidatar pela terceira vez seguida à Presidência da Venezuela, nas eleições de dezembro de 2012.


O projeto de reeleição ilimitada foi aprovado nesta quarta-feira (14), na Assembleia Nacional, apesar de partidos opositores o rejeitarem por acusarem Chávez de querer se perpetuar no poder.

"É mentira que estejamos discutindo a reeleição indefinida. O que propomos é que os que exercem esses cargos possam ser reeleitos pelo povo", declarou Luis Gamargo, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) de Chávez.

Por sua vez, Ricardo Gutiérrez, do opositor Podemos, defendeu que a mudança proposta pode abrir caminho ao "abandono dos métodos democráticos" e afirmou que, na Venezuela, "não há revolução" nem "socialismo".

Chávez, que está no poder há uma década --foi eleito em dezembro de 2008 e reeleito em 2006, para um mandato de seis anos--, disse recentemente que precisa ficar no poder por pelo menos mais dez anos "para consolidar a revolução bolivariana, de transformação do capitalismo ao socialismo".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet