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Quarta-feira, 24 de abril de 2024

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Balanço semestral comparativo entre 2007 e 2008 de manifestações da Ouvidoria

No primeiro semestre de 2007, foram registradas 827 manifestações na Ouvidoria Geral do Município. No mesmo período, em 2008, essas manifestações caíram pela metade, protocoladas 471 manifestações.


No segundo semestre de 2007, foram registradas 452 manifestações, e no mesmo período em 2008, foram 632 manifestações, representando um aumento (em 2008) de 40%. Esse aumento foi provocado por dois fatores: primeiro, a divulgação reforçada sobre o trabalho da Ouvidoria, feita pela Imprensa no meio do ano, quando houve a troca de mandato do cargo de ouvidor/ombudsman. O outro fator foi o período de campanha política municipal, onde os munícipes se incentivaram a solicitar mais serviços e fazer denúncias sobre atendimento público. 

É interessante ressaltar que há registros sazonais na quantidade de manifestações mensais (em média de 100 por mês) por secretaria municipal. Entre as variáveis consideradas, dependendo do período do ano, estão o clima, o período econômico, político e social.

Um dos exemplos mais clássicos dessas variáveis é o período de seca, cujo auge em agosto de 2008, fez com que as reclamações sobre a falta de água e solicitação de caminhão pipa colocassem a Sanecap como quarto lugar, com 11 protocolos de manifestação, empatando com a SMTU.

Outra variável, referente a clima, é no período das chuvas: a solicitação de tapa-buracos nas ruas, bueiro entupido, lâmpadas queimadas encaminhadas para a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e de semáforos com defeito, para a Secretaria Municipal de Transporte Urbano.

Também o período das campanhas políticas (agosto, setembro e outubro/2008), foi uma variável que colocou a Secretaria Municipal de Saúde em segundo lugar no registro de manifestações, no mês de agosto, empatando com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), com 19 manifestações registradas na Ouvidoria.

Como os alvos das campanhas de alguns candidatos tiveram o foco na Saúde, pode-se verificar a variação das manifestações dessa pasta: 14 registros em julho, 19 em agosto, 17 em setembro, caindo para 6 manifestações em outubro, 10 em novembro e 8 em dezembro/2008.

Outro destaque de variáveis, sobre o aumento das reclamações sobre a irregularidade na coleta de lixo, desde outubro até dezembro de 2008, estão os feriados, início das chuvas, problema de acesso no aterro sanitário, aumento no volume de lixo em 30% no período das festas de Natal e Ano Novo. Em janeiro deste ano, ainda estão tentando regularizar a coleta em dias alternados, mas ainda não conseguiram, mesmo com o acompanhamento da fiscalização da Seminfe.

As formas de acesso para encaminhamento das manifestações à Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá estão na média de 70% por e-mail, 25% por telefone e 5% de forma presencial. A média de solução dos encaminhamentos da Ouvidoria é de 75%, variando, no período de agosto a dezembro, entre 80 e 60% de soluções por mês.

Nos meses de agosto e setembro de 2008, durante o período de campanha eleitoral, o acesso do telefone 0800 da Ouvidoria aumentou, superando os e-mails, totalizando as formas de acesso: 55% por telefone, 45% por e-mail e 5% de forma presencial.

O acompanhamento e a solução dos problemas realizados pela Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá poderão ser ampliados e mais eficientes, quando estiver concluída a implantação do Serviço de Atendimento ao Cidadão , no número 156. Nesse número, será realizada a recepção e registro informatizado de solicitação de serviços da Prefeitura de Cuiabá. Dessa forma, a Ouvidoria atenderá aos processos protocolados não atendidos dentro de um determinado prazo, concentrando o trabalho no acompanhamento dos processos de denúncias até a solução dos serviços não atendidos.

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