Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Governo do Estado participa de reunião sobre Planseq em Brasília

Representando a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), a assessora especial Rosamaria Ferreira de Carvalho, participou na última segunda-feira (19.01) de uma reunião em Brasília, que discutiu o Plano Setorial da Qualificação e Inserção para os Beneficiários do Bolsa Família (Planseq).


O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais e estaduais da Assistência social e gestores do Programa Bolsa Família. A iniciativa foi do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que mobilizou representantes de capitais e das 12 regiões metropolitanas que serão atendidas pelo plano, coordenado pela Casa Civil, MDS e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Planseq foi criado pelo Governo Federal em 2008 e tem a perspectiva de vincular-se ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) na geração de oportunidades ocupacionais viabilizadas pelo crescimento econômico. Em sua primeira etapa, o plano atenderá as regiões metropolitanas de Belém, Baixada Santista, Salvador, Campinas, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e a região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal.

“Durante a reunião questionamos o fato de Mato Grosso estar de fora das regiões contempladas nesta primeira etapa. O novo Planseq atende a área da construção civil, sendo que a iniciativa visa promover uma ação de qualificação e inserção profissional deste público em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do setor da construção civil. Hoje o PAC é uma realidade em Mato Grosso e o Estado está em constante desenvolvimento, por isso, a reunião foi importante para registrarmos o interesse da região em ser atendida pelo plano e qualificarmos nosso profissionais nessa área”, destacou Rosamaria.

De acordo com informações do MDS, o evento em Brasília reuniu cerca de 300 pessoas de 170 municípios brasileiros. ““Esse é um momento importante porque o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Bolsa Família não só abre perspectivas de trabalho e emprego, mas contribui para a dignidade da pessoa humana, para a afirmação da sua autoestima”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ao abrir a reunião.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet