Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Zé do Pátio assina convênio para construção de 180 moradias

O programa de habitação popular idealizado pelo prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé Carlos do Pátio, para garantir dignidade às famílias rondonopolitanas, já começou a se concretizar. Pátio e o gerente da Caixa, Luiz Rasia, assinaram neste sábado, dia 17 de janeiro, o convênio inédito de parceria direta para construção de 180 casas para famílias das comunidades dos bairros Parque São Jorge e Jardim Liberdade. Essa é a primeira vez que a Caixa se une diretamente ao município, em prol da garantia de moradia para a classe trabalhadora. Até agora, os convênios eram firmados com o governo estadual e a prefeitura.


A expectativa do prefeito é atrair recursos federais para oferecer um teto seguro a milhares de famílias e reduzir significativamente o déficit habitacional. O deputado federal Carlos Bezerra, presente na solenidade de assinatura do convênio, no auditório do Palácio da Cidadania, alertou que a prefeitura conta com apoio na Direção de Habitação da Caixa para construir milhares de casas na cidade. Ele explicou que o setor é presidido pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, que pertence ao PMDB, partido que elegeu o prefeito Zé do Pátio e está comprometido com a administração da cidade pólo da região sul do Estado.

A sugestão é que a equipe do prefeito Zé do Pátio procure o diretor, em Brasília, para viabilizar um volume de recursos maior para investimento em moradia na cidade que registra uma alta demanda reprimida nesse sentido. “Habitação sempre foi uma preocupação do nosso partido. Quando assumi a prefeitura pele primeira vez (1983) fiz milhares de casas. 

E naquela época não vinha dinheiro de lugar nenhum. Fizemos apenas com recursos da prefeitura. Agora tem o Fethab e recursos federais. É preciso buscar esses recursos para fazer um grande programa de habitação em Rondonópolis e atender a demanda. Estou à disposição para ajudar no que for preciso. Sei quanto isso é importante para o trabalhador”, disse.

Zé do Pátio fez questão de agradecer nominalmente, os funcionários da Caixa que trabalharam num esforço concentrado para atender os prazos exigidos e garantir o benefício para as famílias que já adquiriram o terreno junto ao Banco da Gente e esperavam a cerca de dois para ter uma moradia digna. O agradecimento foi extensivo aos servidores municipais que também trabalharam em ritmo acelerado para recadastrar as famílias e regularizar toda a documentação necessária.

Pátio destacou também a atuação dos secretários no sentido de motivar as famílias participantes das invasões de áreas a voltarem ao bairro de origem e aguardarem pelo programa habitacional do município que passa pelo cadastramento das famílias, numa parceria com a comunidade.

O gerente da Caixa, Luiz Rasia, também reconheceu o empenho dos funcionários da instituição bancária e os servidores da prefeitura para cumprir com as exigências de prazo e documentação. “A junção de esforços foi enorme e temos muita satisfação de estar aqui hoje, com a certeza do dever cumprido. Trabalhamos para transformar a vida das pessoas para melhor”, expressou.

A solenidade reuniu os vereadores Lourisvaldo Manoel da Silva, o Fulo; Mariuva Valentim Chaves; Adonias Fernandes; Cido Silva e Reginaldo Santos; diretores da Rede/Cemat, secretários municipais, funcionários da Caixa e as famílias beneficiadas. Todos os discursos enfocaram a agilidade da administração para concretizar política municipal de habitação popular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet