Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SP proíbe venda da pílula Nociclin

A Secretaria de Estado da Saúde proibiu a venda e distribuição do anticoncepcional Nociclin e também decidiu interditar, de forma cautelar, cinco lotes da pílula, com 164 mil cartelas --o equivalente a 3,4 milhões de comprimidos.


A decisão, publicada hoje no "Diário Oficial" do Estado, foi baseada em exames do Instituto Adolfo Lutz que revelaram problemas em amostras do produto, que poderiam tornar ineficaz a prevenção da gravidez, segundo a secretaria.

O Nociclin está na lista do Programa Farmácia Popular, do governo federal, mas a EMS --fabricante do anticoncepcional-- informou que os lotes interditados não foram comercializados no varejo.

Segundo o Ministério da Saúde, 20 milhões de cartelas de Nociclin foram distribuídas em nove Estados brasileiros por meio do programa Saúde da Mulher. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não decidiu se vai suspender o anticoncepcional nesses Estados.

Outro lado
Por meio de nota, o laboratório EMS informou ontem que realizou testes nos lotes de Nociclin antes de entregá-los ao Ministério da Saúde e que todos eles apresentaram resultados satisfatórios, comprovando a qualidade do produto.

A EMS mantém um canal de atendimento às usuárias do medicamento pelo telefone 0800-191914, para o esclarecimento de dúvidas e informações, com funcionamento diário das 8h30 às 20h. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet