Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Aspirina pode prevenir danos ao fígado

Tomar aspirina de maneira regular pode prevenir os problemas de fígado sofridos por milhões de pessoas devido ao abuso do álcool, à ingestão de certas drogas e às doenças relacionadas com a obesidade, afirma um estudo divulgado nesta semana.


"Muitos agentes como as drogas e o álcool podem lesionar o fígado. Encontramos maneiras de bloquear uma via central responsável pelo dano hepático", declarou Wajahat Mehal, chefe do estudo conduzido na Universidade de Yale.

"Nossa estratégia é usar aspirina diariamente para prevenir lesões ao fígado, mas, se estas ocorrerem, também usar antagonistas TLR (um tipo de molécula que bloqueia os receptores que ativam a inflamação) para tratá-lo", explica.

O estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, foi realizado com camundongos.

Mehal explicou que as drogas que causam danos ao fígado, e fazem com que os pacientes não as usem por essa razão, poderão ser usadas se combinadas com aspirina.

"Isso oferece a possibilidade de reduzir em muito a dor e o sofrimento de pacientes com danos hepáticos, usando um enfoque novo e prático", assinalou Mehal, professor associado da Divisão de Doenças Digestivas e do Departamento de Imunobiologia da Escola de Medicina de Yale.

Os benefícios preventivos da aspirina no combate às enfermidades cardiovasculares e certos tipos de câncer já foram udados e documentados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet