Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

SAI ganha veículo adaptado ao Projudi para atender ocorrências no trânsito em Cuiabá e Várzea Grande

O Serviço de Atendimento Imediato do Poder Judiciário de Mato Grosso acaba de receber um novo carro com ar condicionado, móveis, gerador próprio e preparado tecnicamente para atuar com o serviço do Processo Judicial Digital (Projudi), visando dar atendimento mais moderno, ágil e com maior conforto aos cidadãos de Cuiabá e Várzea Grande. O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando de Almeida Perri, entregou as chaves do novo veículo, nesta quarta-feira (28) no Fórum de Cuiabá ao juiz responsável pelo SAI, Yale Sabo Mendes.


A principal finalidade do SAI é promover acordo entre os envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas, proporcionando rapidez na solução das ocorrências. O Serviço de Atendimento Imediato cresce na medida em que aumenta a confiança da população, na opinião do juiz responsável, Yale Mendes. Nos últimos dois anos, foram atendidas 2018 ocorrências. Do total, 1.238 resultaram em acordos, ou seja, em 61,34% dos casos ocorreram conciliações entre as partes.

Atualmente, são três equipes formadas por um conciliador, um oficial de Justiça (avaliador) e um motorista, que se revezam das 9h às 21h para atender as ocorrências. Quando a unidade chega ao local do acidente, o oficial analisa a situação encontrada, identifica as partes e os veículos envolvidos, faz croqui judicial e a relação de danos. Após a coleta desses dados é feita a audiência, registrada pelo oficial escrevente. Em seguida, o conciliador elabora o termo de conciliação e o termo de ocorrência. O novo carro entregue, uma Mercedes Bens Sprinter, já fazia parte da frota do Tribunal de Justiça e foi totalmente reformado e adaptado.

Na opinião do coordenador dos Juizados Especiais, juiz João Bosco da Silva, o novo veículo vai significar melhorias no atendimento e maior alcance do Poder Judiciário. A juíza Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis Taques, contou que já utilizou o serviço e pode constatar a eficácia, eficiência e competência da equipe. “A gente se sente mais seguro quando se tem o SAI como mediador. Sentimos que o acordo que é feito naquele momento vai ser cumprido”, afirmou.

Como funciona - Ligado aos juizados especiais, o SAI atua em Cuiabá e Várzea Grande. Qualquer cidadão que se envolver em acidente de trânsito cujos prejuízos são apenas patrimoniais, pode acessar o Serviço de Atendimento Imediato. Basta ligar para um dos seguintes telefones (065) 9982-8282 e 9982-8383.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet