Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Gilmar Mendes e Embaixador da Itália silenciam após audiência sobre Cesare Battisti

O embaixador da Itália, Michele Valensise, evitou os jornalistas após se reunir na tarde de hoje (20) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em audiência pautada pelo processo de extradição contra o escritor italiano Cesare Battisti. Valensise deixou o tribunal por uma saída privativa e a assessoria de imprensa do STF informou que Mendes também não faria qualquer comentário sobre a visita.


O governo italiano estuda ingressar com uma ação no STF contra a decisão unilateral do ministro da Justiça, Tarso Genro, que concedeu refúgio político a Batttisti na última semana. O ministro contrariou o parecer do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que havia negado por 3 votos a 2 o pedido em favor do escritor .

Battisti foi condenado em seu país de origem à prisão perpétua em duas sentenças, pela suposta autoria de quatro assassinatos, entre 1977 e 1979. Na época, o escritor militava na extrema esquerda da Itália, vinculado ao grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Já há no STF uma petição da defesa de Battisti para a revogação da sua prisão preventiva. Ele foi preso pela Polícia Federal, no Rio de Janeiro, em 18 de março de 2007, e atualmente encontra-se detido na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

Entretanto, antes de analisar a petição, Mendes solicitou parecer à Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a possível extinção do processo de extradição e a soltura de Battisti. O documento da PGR ainda não foi concluído, o que deve ocorrer nos próximos dias. Em abril de 2008, em parecer anterior, a PGR se posicionou favorável à extradição e afirmou que Battisti cometera crimes comuns e não crimes políticos.

Enquanto a questão se arrasta, agrava-se o desconforto diplomático entre os dois países. O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para expressar seu descontentamento com a decisão do governo brasileiro. Lula já confirmou que responderá, mas não divulgará o conteúdo da mensagem. Publicamente, diversas autoridades italianas criticaram o governo brasileiro pelo ato, que Lula definiu como uma “decisão soberana”, a ser respeitada pelo país europeu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet