Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Museus, bairro medieval e Gaudí fazem de Barcelona cidade moderna, com tradição valorizada

Barcelona, província e capital da comunidade autônoma da Catalunha, tem encantos particulares que atraem milhões de visitantes ano após ano. 


O "Guia Barcelona" mostra o que a cidade possui de melhor
A Publifolha oferece abaixo o trecho de abertura do guia "Barcelona - O Guia da Viagem Perfeita", da série "Rough Guide Directions".

O guia desvenda os muitos apelos da cidade e mostra como conhecê-los e vivenciá-los. Também ajuda o viajante a hospedar-se e circular por Barcelona.

Leia abaixo "Introdução a Barcelona", trecho de abertura do guia "Barcelona - O Guia da Viagem Perfeita".

*
INTRODUÇÃO A BARCELONA

É tentador dizer que não existe outro lugar como Barcelona --com certeza não há outra cidade como ela na Espanha no que diz respeito a estilo, visual ou energia. As revistas e os guias de viagem falam com entusiasmo de sua arquitetura ousada, das lojas de design, dos bares incríveis e da vida cultural vibrante, mas Barcelona é mais do que a moda do momento. É uma cidade progressista, que se renova incansavelmente, sem se esquecer de preservar o melhor do seu passado.

A comunidade autônoma da Catalunha, da qual Barcelona é capital, tem uma história que remonta ao século 9, e, nos longos períodos de domínio de potências externas, assim como durante a ditadura de Franco, sufocar o espírito catalão provou-se uma tarefa impossível. Barcelona reflete essa independência e é a líder espanhola em ativismo político, design, arquitetura e comércio.

Isso se reflete nos lindos edifícios modernistas (Art Nouveau) que enchem as ruas e as avenidas da cidade. Nesse sentido, Antoni Gaudí foi quem deixou uma marca mais expressiva: a catedral Sagrada Família, de sua autoria, é célebre, mas as casas, os edifícios e os parques que ele e seus contemporâneos projetaram são igualmente fascinantes.

A cidade tem também um centro medieval --cheio de edifícios importantes de outras eras-- e um estupendo legado artístico, que abrange desde coleções catalãs de arte românica, gótica e contemporânea até grandes galerias com as obras de artistas catalães como Joan Miró e Antoni Tàpies (sem falar da celebrada mostra de obras de Pablo Picasso).

É muito fácil orientar-se em Barcelona. A cidade, na verdade, é uma série de bairros que se estendem a partir do porto, ladeados de parques e rodeados pelas montanhas e pelos bosques de Collserola. Pode-se ver a maioria das principais atrações num fim de semana prolongado, mas vale a pena sair do corriqueiro, se possível.

Lojas de produtos com design excelente nos bairros recuperados da cidade velha, gente cantando árias de ópera na rua, almoços baratos em tabernas de operários, passeios de funicular, restaurantes sem placa de identificação, lojas e oficinas de artesanato, palácios medievais, passeios pelos subúrbios e galerias de produtos especializados -tudo isso é tão característico de Barcelona como as Ramblas ou a Sagrada Família de Gaudí.

EM DESTAQUE

As Ramblas - Esta avenida arborizada de um quilômetro de extensão, cheia de pedestres, cafés com mesas na calçada e artistas de rua, é o ponto de partida de qualquer visita.

Bari Gòtic - O Bairro Gótico é o núcleo medieval da cidade - um labirinto de ruas sinuosas e edifícios históricos como La Seu (a catedral) e os palácios e museus em volta da Plaça del Rei.

La Ribera - A parte mais a leste da cidade velha, que abriga o Museu Picasso, também é cheia de butiques e bares da moda.

El Raval - Ainda no limite entre o marginal e o artístico, a parte oeste da cidade velha abriga tanto o museu de arte contemporânea como as lojas mais ousadas de design, bares e restaurantes.

Port Vell - A área do antigo porto foi revitalizada e abriga agora atrações de alto nível, como o aquário e o centro de lazer e comércio Maremàgnum.

Barceloneta - Antigo bairro pesqueiro, tem a maior concentração de restaurantes de frutos-do-mar da cidade e marca o início das praias que se estendem depois do Port Olímpic.

Eixample - Bairro elegante do século 19, com ruas que se estendem em forma de grade, contém parte da mais extraordinária arquitetura da Europa - inclusive a Sagrada Família, de Gaudí.

Gràcia - O mais agradável dos bairros da parte norte do centro da cidade é um local cheio de bares alternativos, cinemas independentes e grandes restaurantes, espalhados por ruas e praças charmosas.

Mont juïc - Os melhores museus de arte e jardins de Barcelona e o principal estádio olímpico situam-se nesta colina encimada por uma fortaleza, na parte sudoeste do centro.

Quando visitar - As melhores épocas para visitar Barcelona são o fim da primavera e o início do outono, quando o calor é moderado, entre 21-25 °C, e andar pelas ruas não causa fadiga. No verão, a cidade pode ficar insuportável de tão quente e úmida, com temperatura média de 28 °C. Agosto é o mês mais quente, e muitas lojas, bares e restaurantes fecham, pois os catalães fogem da cidade. Vale a pena considerar uma visita no inverno, se você não se incomodar com uma chuva de vez em quando. Em geral, ainda dá para se sentar ao ar livre num café, mesmo em dezembro, quando a temperatura fica por volta dos 13 °C.

*
"Barcelona - O Guia da Viagem Perfeita"
Autor: Jules Brown
Editora: Publifolha
Páginas: 232
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet