Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Brasília ganhará pontos turísticos à orla do Paranoá

O vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, apresentou nesta quinta-feira às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o projeto de revitalização da orla do Lago Paranoá. O projeto consiste em tornar mais democrático o acesso ao lago, por meio de obras que irão oferecer maior atrativos turísticos e também outros meios de transporte para se chegar até ele.


O investimento total é de R$ 15,3 milhões, sendo que R$ 10 milhões foram concedidos pelo Congresso Nacional. Quatro lugares serão os principais alvos desses investimentos, e são eles a Concha Acústica, o Beira Lago,o Pelotão Lacustre da Polícia Militar e o Complexo do Bragueto. O primeiro polo a ser licitado na próxima semana será a Concha Acústica, que receberá 18 lotes comerciais, um museu de igualdade racial, um prédio cultural com quatro salas para apresentações musicais e uma área integrada para caminhadas. Também integrará o polo a construção de uma marina onde será possível ter embarcações que fazem turismo pelo Lago Paranoá, assim como embarcações circulares que farão o transporte da população para os outros pontos do lago.

O projeto Beira Lago consiste em obras na área próximo à Ponte JK, que será licitado em fevereiro. Quiosques e restaurantes serão a atração do local. O Complexo do Bragueto tem como objetivo fazer a integração do lago para os moradores da asa norte, em uma área que fica próximo a Estação Experimental de biologia da UnB, onde alguns grupos que praticam esportes aquáticos já frequentam o local. A última etapa prevista e autorizada pelo governo, com licitação datada para fevereiro, é o Pelotão Lacustre da Polícia Militar localizado no Lago Sul, onde um campo para caminhadas também será construído.

Segundo o vice-governador, a população poderá usufruir das obras que exigem menos investimentos: “ As primeiras obras a ficarem prontas, com certeza serão o Pelotão e o Complexo do Bragueto que demandam menos dinheiro e tempo de obras. Mas insisto em dizer que todo o projeto poderá ficar pronto até o final do ano”.

O trade turístico, que também estava presente na apresentação, questionou as vagas para estacionamento que não foram citadas pelo gerente do projeto Heleno Carvalho e o arquiteto Narton Melo Santos. Segundo o trade, os estacionamentos são um dos grandes problemas que Brasília enfrenta. “Estamos disponibilizando cerca de 30 mil vagas na Concha Acústica, e outras milhares em outros pontos. O Beira Lago talvez seja o local onde os estacionamentos serão um problema efetivo, pois a maioria das áreas foram compradas pelos clubes que foram construídos”, informou Heleno Carvalho.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet