Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Saúde recomenda vacina contra sarampo para quem for à Inglaterra

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou nota em que recomenda a vacinação contra sarampo para quem for viajar para a Inglaterra ou para o País de Gales. A orientação se deve ao aumento da ocorrência da doença nos dois países em 2008: entre janeiro e novembro, foram 1217 casos – o maior número dos últimos 13 anos. No comunicado, o Ministério da Saúde ressalta o fluxo intenso de viajantes entre o Brasil e a Inglaterra.


Desde 2001 o Brasil não tem casos autóctones (originados no país) de sarampo. Segundo o Ministério, entre 2001 e 2006 foram registrados 67 casos da doença no território brasileiro: quatro viajantes trouxeram o vírus da Ásia e da Europa e o transmitiram a outras 63 pessoas.
A vacinação, que não é obrigatória mas recomendável, deve ser feita antes da viagem em qualquer posto de saúde. Quem participou da Campanha Nacional Contra a Rubéola em 2008 e tomou a vacina dupla viral (sarampo e rubéola) ou tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), já está imunizado.

Transmissão
O sarampo é uma doença altamente contagiosa. O vírus pode ser transmitido pelo indivíduo infectado por meio de tosse, espirro, fala ou respiração. Entre os principais sintomas estão febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro. Veja aqui lista com Centro de Orientações ao viajante em todo o Brasil.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet