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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Ar pode ser mais econômico do que andar com os vidros do carro abertos

Com o preço do combustível em alta, uma das preocupações do motorista é o que fazer para minimizar esse gasto. Uma das atitudes, muitas vezes, é abrir mão da segurança e do conforto que o ar-condicionado proporciona para reduzir o consumo.


Mas o que muitos não sabem é que em velocidades superiores a 70 km/h, manter os vidros abertos acarreta em um gasto ainda maior. Confira essas e outras respostas para as dúvidas enviadas pelos leitores ao G1.

Na estrada o que gasta mais: deixar o ar ligado ou andar com os vidros abertos?
Fill
O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combustível. Porém, o gasto é maior quando utilizado em velocidades inferiores a 70 km/h. Acima disso, o consumo tende a ser menor em razão do atrito aerodinâmico que os vidros abertos criam. Ou seja, pensando em economia, o ar ligado compensa quando a velocidade é maior do que 70 km/h. Do contrário, os vidros abertos representam menos gasto. Ainda assim, conforto e segurança podem ofuscar essa economia.

Há algum problema em desligar ou dar partida no carro com o ar-condicionado ligado?
Cristiano Prana
Não incorre em problema algum. Antigamente, na época dos primeiros automóveis equipados com ar-condicionado, isso poderia causar algum transtorno. Atualmente não tem problema dar partida no carro com o aparelho ligado, já que os veículos modernos possuem sensores que ativam e desativam o sistema em diversas condições.

Gostaria de saber mais a respeito da altura de rodagem.
Robson Cardoso
Trata-se de um termo muito utilizado na indústria automotiva para determinar a distância do solo em relação a um ponto de referência no chassi ou carroceria do carro. Cada carro tem uma medida específica, assim toda a geometria de suspensão e direção desse determinado veículo é baseada em uma altura de rodagem padrão. Essa altura tende a diminuir com o tempo e com a quilometragem do automóvel. Isso ocorre devido à deformação das molas de suspensão, por isso deve ser verificada nas revisões periódicas e enquanto for possível, essa medida deve ser ajustada. Vai chegar um momento em que a troca das molas se faz necessária.

Quando acelero em descida o carro vai muito mais rápido. Desta forma ele consome mais gasolina ou não?
Elvis
Sempre que o motorista pisar no acelerador o motor vai necessitar de combustível e assim vai consumir. No caso especifico de uma descida, se pisar no acelerador vai gastar mais do que se estivesse sem pisar no pedal, porém vai percorrer a distância em menor tempo. O que muitos motoristas fazem por desconhecimento ou por achar que estará economizando é colocar o carro em ponto morto durante uma descida. Essa prática não é indicada para nenhum carro. No caso especifico dos carros equipados com injeção de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante, o que economiza combustível. Se o mesmo motorista entra nessa descida, mas coloca o carro em ponto morto, o que acontece é que a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e assim precisa de uma rotação mínima e em conseqüência do envio de combustível, o que vai gastar mais combustível em relação à condição anterior. A grande diferença entre essas situações é que ao descer engrenado o carro vai mais lentamente, porém estará sob controle do motorista. Já desengrenado o carro vai mais rapidamente, porém em caso de emergência, como uma frenagem, por exemplo, vai requer mais tempo e distância, além de o carro ficar menos controlável, sem contar que o freio poderá superaquecer demasiadamente e perder sua eficiência.

Quando giro a chave faz um barulhinho. Tem algum problema ligar o carro antes de terminar esse barulho?
Paula Torres
Não há nenhum problema. Trata-se apenas de um mecanismo de proteção da bomba de combustível. Esse barulho ocorre porque a bomba elétrica pressuriza o sistema para entrar em funcionamento. Quando desliga a chave do contato esse mecanismo desarma o sistema.

Gostaria de saber se realmente é necessária a limpeza dos bicos injetores, além, claro, da troca de filtros e velas.
Carlos Alberto
A limpeza deve ser feita sim, mas o prazo para a limpeza do sistema de injeção e a manutenção dos principais itens do sistema de alimentação está especificado no manual do proprietário. Conforme o fabricante pode variar entre 25 e 30 mil quilômetros, mas o correto é fazer ao menos uma inspeção a cada 15 mil quilômetros. Esta inspeção também é programada nas várias revisões do carro recomendadas pelo fabricante.
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