Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias

Fiat avalia aumento de capital para possível fusão com Peugeot

A família fundadora da Fiat está considerando um aumento de capital de cerca de 2 bilhões de euros (2,58 bilhões de dólares) com um olho em uma possível fusão com a francesa PSA Peugeot Citroen, publicou um diário italiano.


O aumento de capital pela holding Exor, da família Agnelli, tem como objetivo manter uma participação significativa na companhia combinada, publicou o La Repubblica na quinta-feira, sem citar fontes.

Os Agnelli tem cerca de 30 por cento da Fiat através da Exor.

A notícia foi publicada dois dias depois que a Fiat anunciou aliança com a montadora norte-americana Chrysler.

Representantes da Fiat e da Exor não comentaram o assunto.

Um porta-voz da PSA também evitou falar, apesar de dizer que a prioridade da montadora francesa é sair da crise que afeta a indústria.

A Fiat e a PSA são líderes europeias em carros pequenos que têm taxa de emissão de dióxido de carbono menores e são mais adequados ao tráfego urbano.

O italiano Il Sole 24 Ore também publicou nesta quinta-feira que a Fiat tem trabalhado há um mês para obter uma linha de crédito sindicalizado de até 5 bilhões de euros.

"O valor de mercado da Peugeot está atualmente em 3 bilhões de euros e uma aquisição completa pela Fiat poderia ser financiada com o empréstimo de 5 bilhões de euros", afirmou o analista de crédito Sven Kreitmair.

"A combinação Fiat-Chrysler-Peugeot será a terceira maior montadora do mundo depois da Toyota e da GM, com uma produção total de 8,8 milhões de veículos (números de 2007)", afirmou ele.

A Fiat e a PSA trabalham juntas desde 1978 e têm duas joint-ventures na produção de vans e veículos multi-propósito no norte da França e no centro da Itália. Elas também se aliaram com a Tofas em uma fábrica de veículos na Turquia.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet