Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias

Sem 7 montadoras, salão se rende aos carros europeus

Nenhuma montadora produz um carro --conceito ou real-- da noite para o dia. Isso significa que os veículos elétricos exibidos em Detroit apenas preveem o futuro. A realidade fica por conta do que as montadoras sempre fizeram.


A Ford, por exemplo, trouxe repaginados dois mitos da indústria americana: o Taurus e o Mustang Shelby GT500.

Lançado em 1986, o Taurus, já 2010, aposta em tecnologia. É equipado com alerta de ponto cego e dispensa chave para abrir as portas. Vem com um motor V6 (seis cilindros em "V") de 260 cv (cavalos).

Já o GT500 ficou mais potente, chegando aos 533 cv. O motor 5.4 V8, escondido sob um capô de alumínio, gera um torque de 70,5 kgfm, quase oito vezes a força de um Fiat Mille.

Múltiplos cilindros em "V" também foram a aposta da GM no Cadillac SRX. Criado para o lado pragmático e o emocional do consumidor de luxo, o "crossover" oferece dois motores V6, um 3.0 com injeção direta de gasolina (260 cv) e outro 2.8 turbinado de 300 cv.

A carroceria que por tantos anos foi sinônimo de sucesso nos EUA também é encarnada no Chevrolet Equinox. O jipinho tem um motor mais modesto (2.4 com quatro cilindros e 182 cv), mas não deixa de oferecer um V6, que deve representar um terço das vendas.

Num salão, porém, ignorado por Ferrari e Porsche --assim como por Nissan, Land Rover, Mitsubishi, Rolls-Royce e Suzuki--, foram as montadoras alemãs que fizeram a festa dos amantes da velocidade.

Elas abocanharam 7% do mercado americano em 2008 e querem 10% no médio prazo --no "premium", têm 43%.

A Mercedes-Benz roubou a cena com o SLR Stirling Moss. Sem para-brisa nem capota, ele conta com 650 cv para levá-lo a 100 km/h em menos de 3,5s, informa a montadora. A velocidade é limitada a 350 km/h, contra a média alemã de 250 km/h.

A Audi atravessou o Atlântico com um R8 ainda mais potente. O motor 4.2 V8 de 420 cv cede espaço para o 5.2 V10 emprestado da Lamborghini --ambas são da VW. Gera 525 cv e leva 3,9s até 100 km/h.

Abaixo de zero

A Audi trouxe o protótipo Sportback para revelar o futuro A7. Seguindo a moda dos "cupês de quatro portas", tem 4,95 m de comprimento e apenas 1,40 m de altura. O motor tenta quebrar o paradigma de que diesel não vende nos EUA. Seu 3.0 consome 16,9 km/l.

O frio abaixo de 10ºC negativos não foi obstáculo para a BMW revelar o novo Z4, seu primeiro conversível com capota rígida. Há três motores com seis cilindros em linha cada um, indo de 204 cv a 306 cv.

Outras marcas europeias veem na potência a saída para recuperar as vendas. O XFR, por exemplo, usa o mais potente motor já feito pela Jaguar --um 5.0 V8 de 510 cv. Traz rodas de aro 20 e bancos de couro com a letra "R", de "Racing".

Para a Maserati, Detroit foi palco da versão Sport GTS do Quattroporte. Feito para celebrar os 70 anos da vitória da marca em Indianapolis, o sedã teve seu V8 remapeado para chegar a 433 cv. O escape tem som provocativo --e prova que há consumidor que ignora consumo de combustível e falta de dinheiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet