Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias

Vendas da Kia crescem 8,4% em 2008

Na contramão da crise mundial, que abalou quase todas as montadoras no mundo, a Kia Motors anunciou nesta semana um crescimento de 8,4% de suas vendas em 2008, com 1 375 738 veículos comercializados entre automóveis e caminhões pequenos.


Um dos mercados mais importantes para o bom desempenho da montadora sul coreana foi o Chinês, que registrou alta de 34,2% em relação a 2007, com 151 085 unidades. As vendas na Coreia do Sul também foram positivas, com alta de 16,2%. Na Europa e nos Estados Unidos, no entanto, os mais afetados pela crise, os números foram negativos: queda de 2,3% (335 138) e 8,6% (310 917), respectivamente.

Outro fator decisivo para o bom balanço da Kia em 2008 foi a venda de carros de passeio, que representou 63% do total de veículos comercializados, com alta de 11,7% sobre 2007. O best-seller da montadora foi o sedã Cerato, também presente no Brasil, que ganhou 192 149 compradores em todo o mundo.

Brasil

No Brasil, onde os emplacamentos bateram o recorde histórico de 2,6 milhões de unidades em 2008 (considerando-se automóveis e comerciais leves), a Kia também obteve sua melhor marca em 16 anos de atuação. Quase triplicou suas vendas, com 20 900 unidades comercializadas (incluindo o utilitário comercial Bongo). Por aqui, o líder disparado é o Sportage, que teve 7 187 unidades comercializadas, contra 3 138 do Picanto, que ocupa o segundo lugar.

Em 2009, a marca trará para o Brasil uma série de modelos, que incluem as novas linhas do Magentis e do Cerato e o utiliário Soul. O hatch Rio ainda depende da estabilidade do dólar para ser vendido aqui. O Soul poderá, inclusive, ser fabricado aqui, caso a crise não atrapalhe os planos da Kia de ter uma unidade em Salto (SP) até 2011.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet