Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias

Veja algumas definições do ‘mecaniquês’ usado pelos entendidos de carros

O mecânico diz que “seu carro está com problema nos tuchos”. O veículo de seu amigo teve “calço hidráulico” e seu vizinho é fanático por “tuning”. Ao assistir uma corrida da F1, o comentarista fala sobre o “túnel do vento”. Tem gente que sabe exatamente do que se tratam esses termos técnicos, mas outros nem tanto... A maioria desses nomes utilizados no setor automobilístico é proveniente da língua inglesa ou então, simplesmente, são muito técnicos. É o famoso “mecaniquês”. Devido às inúmeras mensagens que recebemos dos internautas, montamos um breve dicionário.


Altura de rodagem

É a distância do solo em relação a um ponto de referência no chassi ou carroceria do carro. Toda a geometria de suspensão e direção é baseada em uma altura de rodagem padrão. Essa altura tende a diminuir com o tempo e com a quilometragem do veículo. Isso ocorre devido à deformação das molas da suspensão. Por isso, a altura do solo deve ser verificada nas revisões periódicas e, enquanto for possível, deve ser ajustada – até o momento em que a troca das molas será necessária.

Calço hidráulico

É um fenômeno que provoca danos ao motor por causa da aspiração de água, que pode entrar no sistema de admissão de ar quando, por exemplo, se trafega em um trecho alagado. Nesse caso, a água, que não se comprime, entra nos cilindros e impede que os pistões sigam o curso normal. O motor, que até o momento da aspiração da água estava em funcionamento, fará força para girar e assim provocará um forte golpe, que entortará as bielas – peças nas quais os pistões são fixados – entre outros inúmeros problemas.

Equalizador de escape

É um tubo que liga os dois canos de escapamento nos sistemas de escape duplo em motores em V, principalmente do tipo V8 (oito cilindros em V). O equalizador é a junção dos canos após os coletores de escapamento e, como o nome já diz, tem a finalidade de equilibrar as pressões de todos os cilindros.

Linha de cintura

É o ponto de encontro entre a parte lateral da carroceria de metal com o começo da área envidraçada. O termo é muito utilizado pelos estilistas e projetistas de automóveis.

Peso em ordem de marcha

É o peso de um automóvel usado como referência na indústria automotiva. Para chegar a essa medida é preciso deixar o veículo com todos os elementos essenciais para o funcionamento. O tanque de combustível cheio e o nível de todos os líquidos, como óleos e água, no ponto máximo. Além disso, o estepe deve estar calibrado bem como todas as ferramentas, como a chave de rodas, em seus devidos lugares.

Tucho

Trata-se de uma peça cilíndrica que recebe movimento por meio do ressalto do comando de válvulas. O movimento gerado pelo ressalto segue então para a vareta da válvula, que por sua vez aciona o balancim que faz a válvula abrir e fechar. Na prática, o comando atua como um martelo, que bate no tucho, que empurra a vareta, que encosta no balancim e abre e fecha a válvula. O tucho pode ser mecânico, como descrito acima, ou hidráulico (alimentados pelo próprio óleo do motor). O hidráulico costuma ser mais silencioso e também consegue manter o mecanismo sem folga, mesmo com a variação de temperatura, que pode ocasionar variações dimensionais.

Túnel de vento

Consiste de uma sala fechada com temperatura e pressão atmosférica controladas. Ela conta com um dispositivo de grandes dimensões, que nada mais é que um tubo no qual um enorme ventilador produz corrente de ar de alta velocidade. Um veículo em tamanho normal ou em escala é submetido a essa corrente de ar e seus efeitos são estudados a fim de se obter o melhor coeficiente aerodinâmico para o automóvel. Com base nesse estudo, são determinadas as características aerodinâmicas do carro, tais como o arrasto, que influi diretamente no desempenho e consumo.

Tuning

Esse termo vem do inglês e significa afinação. O sentido da palavra era usado quando se modificava um motor para aumentar sua potência, mas poucos anos atrás adquiriu outro sentido. Agora mais amplo, o termo passou então a designar personalização e modificações dos veículos originais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet