Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Ministério confirma 15 cidades de Mato Grosso como área livre da Sigatoka Negra

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu parte do Estado de Mato Grosso como livre da praga Sigatoka Negra – Mycosphaerella fijiensis (Morelet), a qual causa sérios danos em bananais e se constitui em barreira fitossanitária para exportação de banana para regiões que não possuem a praga, seja dentro do país ou fora dele.


A área reconhecida pelo Mapa, através da Instrução Normativa nº 39, de 30 de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 02 de janeiro de 2009, seção 1 pag. 3, compreende os municípios de Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Cana Brava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, (Indea/MT), Décio Coutinho, fica liberado o trânsito de plantas e partes de plantas de bananeiras e helicônias do Estado para qualquer unidade da federação, sem nenhuma restrição. Como o fungo da Sigatoka Negra se propaga pelo ar, o trabalho de fiscalização do Indea/MT é rigorosa. "A grande vantagem da certificação para Mato Grosso e, principalmente, para os produtores é a possibilidade de comercialização de toda a sua produção banana, para qualquer Estado da federação", destacou.

Segundo o presidente do Indea/MT, com essa conquista, os produtores de banana do Estado poderão ampliar os mercados consumidores do produto, sendo esse o resultado do compromisso do governo do Estado com os produtores de banana mato-grossenses. “O alto investimento da área de defesa sanitária vegetal do Governo de Mato Grosso é responsável por esse reconhecimento que envolve toda a cadeia produtiva da banana com suas variedades maçã, terra, nanica, prata no Estado”, enfatizou.

Esta conquista coroa um esforço do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, que desde o ano de 1999, quando a sigatoka negra foi detectada pela primeira vez no Estado Mato Grosso, no município de Lambari D’oeste, vem mantendo um monitoramento sistemático das áreas produtoras de banana e adotando medidas na busca de retardar sua disseminação por todo o estado.

Com este reconhecimento, produtores que pretenderem produzir banana na região caracterizada oficialmente como livre, com a finalidade de comercializá-la em outras regiões, devem procurar o Indea/MT para obter as informações necessárias sobre os procedimentos a serem adotados.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet