Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Famato alerta pecuaristas de MT para visita de auditores da UE

Em virtude da visita de uma equipe da Comunidade Econômica Européia (CEE) em algumas propriedades ERAS (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov) e frigoríficos existentes em diversos estados do País, a partir do dia 20 de janeiro, a orientação da Famato é para que os pecuaristas mato-grossenses se assegurem que seus livros de rastreabilidade estejam atualizados além de outros registros e históricos permaneçam em dia com a chancela das certificadoras contratadas.



Conforme destaca a coordenadora de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Milene Vidotti, o procedimento é imprescindível porque minimiza as chances de ocorrerem fatores que possam causar impacto negativo na pecuária de corte mato-grossense quando a propriedade for visitada pelos auditores que estarão validando as certificações destas fazendas como aptas a exportarem carne bovina a União Européia.

“Por isso é importante, principalmente neste período, que os pecuaristas mantenham contato com suas respectivas certificadoras para que as mesmas revisem o check list de seu sistema de produção praticado na propriedade de modo que não haja nenhuma desconformidade com as normas estabelecidas”, diz Vidotti.

Entre as certificadoras credenciadas e que estão prestando serviço nas propriedades em Mato Grosso, estão: Biorastro, GR, Planejar, Pantanal, Unimev, Arroba e SBC.

ATÉ 12 DE FEVEREIRO - O tempo de permanência estimado destes técnicos no Brasil será até o dia 12 de fevereiro, período em que farão visitas nos estados declarados como livre da febre aftosa com vacinação e sem vacinação (Santa Catarina é o único estado brasileiro com o status sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE).
Por enquanto, o cronograma da visita dos auditores europeus às propriedades ERAS de Mato Grosso ainda não foi divulgado.

Atualmente em Mato Grosso, o número de propriedades ERAS aprovadas pelo Ministério da Agricultura é de 120 fazendas, que estão na chamada lista ‘Trace’ Entre algumas das regiões com concentrações significativas de rebanhos de corte certificados no estado estão: Alta Floresta, Araputanga, Barra do Bugres, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Rondonópolis, Tangará da Serra entre outras.

AÇÃO CONJUNTA - “Este é o momento para que todos os elos da pecuária de corte de Mato Grosso (produtores, indústria frigorífica e certificadoras) se sensibilizem e trabalhem simultaneamente de modo a assegurar a conformidade das normas oriundas da União Européia, nos aspectos de defesa sanitária, certificação de propriedades e na parte de saúde pública”, destaca o consultor de pecuária da Famato, Luiz Carlos Meister.
O consultor ressalta que se cada elo da cadeia produtiva fizer a sua parte, a pecuária mato-grossense estará reafirmando o compromisso e a luta de tantos anos até a mais recente e valiosa conquista que foi reabilitar a totalidade do estado de Mato Grosso como livre da febre aftosa com vacinação. “Uma vitória alcançada com muito esforço e que cabe a nós mantermos esta condição”. 

Conforme destaca o superintendente federal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Chico Costa, a pecuária mato-grossense conta com boa integração entre as certificadoras que estão a campo fazendo um competente trabalho em conjunto com outras representações do setor. “Um trabalho sério, honesto e eficiente e que sem dúvida, vai proporcionar grandes resultados para o comércio de exportação da carne bovina brasileira”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet