Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Usinas mantêm moagem em janeiro e contrariam tradição

Na história do setor, é a primeira vez que essa quantidade de plantas mantém as atividades da safra em dezembro.


"Às vezes ocorre de uma ou duas unidades prosseguirem a moagem em janeiro. Mas nesse volume nunca aconteceu", diz Antônio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Embora o volume seja inédito, ainda não é o suficiente para trazer consequências sobre preços de açúcar e etanol no mercado interno.

"São poucas unidades. No Paraná, ouvi que eram três", disse Miguel Biegai, analista da Safras&Mercados, na sexta-feira.

Entre os motivos para algumas usinas continuarem trabalhando neste mês estão o aumento da produtividade de cana que ocorreu na safra 2008/09 combinado com o menor número de dias aproveitados para a moagem na safra, por conta do excesso de chuvas.

Isoladamente, também é possível que algumas usinas ainda estejam moendo cana pela necessidade de receita, devido ao crédito escasso por conta da crise.

Das 30 unidades, 14 estão no Estado de São Paulo, 10, no Paraná, quatro, no Mato Grosso do Sul e outras duas, em Minas Gerais. Como algumas usinas podem ter encerrado a safra na semana anterior, esse número ser menor hoje. Segundo Pádua, a estimativa foi obtida a partir de conversas com sindicatos estaduais e não é um número oficial.

De acordo com informações da Biocana (Associação dos Produtores de Açúcar, Álcool e Energia), que reúne produtores de todo o Centro-Sul do País, entre as associadas que continuaram trabalhando em janeiro estão a Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA) e o Grupo Virgulino de Oliveira. Este segundo teria encerrado a safra na semana passada.

A CBAA deve prosseguir até final do mês, afirmou José Pessoa de Queiróz Bisneto, presidente da companhia. "Continuamos com as atividades em São Paulo e no Mato Grosso do Sul", comentou o empresário.

Outro motivo citado por Queiróz Bisneto para o atraso da safra foi a demora na entrega de equipamentos novos e as manutenções necessárias. A CBAA reformou diversas unidades. "Nossa safra começou com 60 dias de atraso. Ocorreu que muitas fabricantes de equipamentos para o setor receberam grande volume de encomendas", comentou.

Previsão da safra 2008/09

A Unica vai divulgar ainda esta semana novo levantamento sobre a safra 2008/09. As últimas projeções foram lançadas pela entidade ao mercado em dezembro e são referentes ao acumulado até a segunda quinzena do mês de novembro passado.

No acumulado da safra, ou seja, até a segunda quinzena de novembro, a moagem atingiu 468,3 milhões de toneladas de cana, segundo levantamento da Unica. No total da safra, as previsões são de atingir moagem entre 487 milhões e até 500 milhões de toneladas, considerando estimativas da entidade e também de consultores especialistas no setor.

Segundo disse Júlio Maria Borges, diretor da Job Economia e Planejamento, na época da divulgação, até outubro as chuvas ainda atrasaram a moagem. O atraso foi sendo eliminado nos últimos dois meses do ano, embora possivelmente nem toda a cana deva ser moida, conforme acredita o especialista. A sobra de cana em pé é algo tradicional. No entanto, para esta safra estava prevista sobra de 6% a 8% em comparação aos níveis tradicionais, que geralmente são de 2%. "Não sei precisar quanto haverá de sobra agora, mas não deve alcançar esses patamares", avaliou, Borges.

A produção de açúcar no acumulado do ano foi 0,98% inferior à da safra passada em igual período. Até novembro, atingiu volume de 25,36 milhões de toneladas (t). A Unica estima que no final da safra a produção de açúcar será igual à anterior, 26,2 milhões de t. Já o etanol anidro alcançou a marca dos 7,99 bilhões de litros e o hidratado, 15,09 bilhões de litros, totalizando 23,08 bilhões de litros.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet