Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Comida típica mato-grossense também é destacada

Típico prato da região pantaneira, a Maria-Izabel também é um dos destaques da Globo Rural deste final de semana.  Leia a íntegra da reportagem disponibilizada gentilmente para o Olhar Direto, via internet, em texto de Sebastião Nascimento.


Maria-isabel é um prato que os peões do Pantanal devoram logo ao acordar. Duas cozinheiras locais mostram como preparar essa receita tradicional, que também pode ser servida no almoço ou no jantar

ENERGIA para o pantaneiro: prato forte e saboroso para enfrentar a labuta diária
Peões da lida pesada no Pantanal não deixam de tomar o seu guaraná ralado no mínimo duas vezes ao dia. Mas há um outro "energético" que eles consomem pouco depois que saltam da cama ou da rede: é a maria-isabel, composta de carne-seca com arroz e farofa de pilão, que costuma ser levada pelo peão também nas longas jornadas transportando a boiada. 

"É uma comida tradicional da região e muito apreciada pela peonada", diz Gonçalina de Campos, 42 anos, que trabalha na fazenda Santa Helena, em Poconé, MT, desde que nasceu. Com a ajuda da companheira Nailza Cecília de Moura, 27 anos, esse prato robusto é preparado para pelo menos 15 peões todo santo dia.

E a Gonçalina coloca ainda mais esmero na feitura porque Gregório, 51 anos, seu marido, é um dos peões que se fartam de maria-isabel logo pela madrugada. Pois então o prato sai mesmo muito forte e saboroso, já que a Nailza, a outra cozinheira, é esposa do Marquinho, um dos melhores cavaleiros da Santa Helena, que pertence ao fazendeiro Gilson Arruda.

"Nosso trabalho é muito duro. Às quatro horas estamos em pé, parando somente na boca da noite. Tem vezes que 'pulamos' da cama a uma hora da madrugada a fim de não deixarmos a boiada se esparramar pelo pasto", conta Gregório. "Primeiro, vai uma dose de guaraná, depois a gente senta para a comida mais quentinha." Agora é ir atrás do cavalo e encilhá-lo.

Em certas épocas do ano, o Gregório, o Marquinhos e outros peões vão transportar a boiada durante dias sem avistar terra firme. Só água ao alcance dos olhos. Então eles levam o potinho de guaraná e a matula (alimento) no alforje. "Não tem desânimo. Quando ele vem algumas vezes, é só vasculhar o alforje", diz Gregório.

Esses pantaneiros passam três, dez, 50 dias transportando o rebanho para um local mais alto, antes de a temporada de chuva irromper, ou mesmo durante o aguaceiro. Eles dizem que sentem muita saudade da família, que fica para trás. Mas no Pantanal é assim: as distâncias são enormes, o tempo passa pachorrento e os peões não temem o trabalho árduo, solitário no arreio e viajante.

Gonçalina lembra que não são somente os peões que gostam demais da maria-isabel. "Os patrões às vezes chegam da cidade para almoçar com a gente", ela diz. Na Santa Helena, ainda é costume preparar carne com mandioca moída, costela de banana verde, abóbora com carne. "Cada dia a gente prepara um cardápio, mas o peão gosta muito é de costela de carneiro com batata e cenoura e macarronada."

A Maria-isabel é feita para quase duas dezenas de trabalhadores da fazenda Santa Helena saciar a fome e carregar proteínas nas viagens. Dessa vez, no entanto, Gonçalina e Nailza prepararam o prato somente para cinco pessoas, entre elas, este repórter, o fotógrafo Ernesto de Souza e a incansável veterinária da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pantaneiro, Alice Mamede Costa Marques.

Gonçalina nos explica que a carne seca e o arroz são acompanhados habitualmente por uma farofa de banana. Essa que comemos é de farinha de mandioca com ovo. Pode até não ser a farofa padrão, mas estava deliciosa e parecia a combinação perfeita.

Nos finais de semana, as cozinheiras gostam de ir à missa, às festas de aniversário e, adivinhem?, preparar um churrasco com os amigos. Elas fizeram um curso sobre a arte de curtir couro na fazenda e agora estão precisando de umas aulas para trabalhar o couro e confeccionar chinelos e bolsas para os pantaneiros. É uma rendinha a mais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet