Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Curso de operadores de máquinas melhora mão-de-obra no campo

Conforme aumenta a produção agrícola em Mato Grosso, o Governo do Estado qualifica mão-de-obra para atuar no setor. Por meio do Projeto Parceria Rural Agricultura o produtor rural ganha um trabalhador melhor preparado para as funções na fazenda. Só em 2008, o projeto capacitou 937 trabalhadores no curso de operadores de máquina e implementos agrícolas. O intuito é contribuir com a expansão da atividade, além de gerar oportunidades de emprego e renda.


O treinamento oferece aos participantes aulas práticas e teóricas com máquinas e implementos agrícolas. O conteúdo do curso inclui aulas com trator (manutenção e operação), colheitadeira de grãos e algodão (manutenção e operação), preparo de solo, saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, ética e cidadania. Para os alunos que se destacarem durante o curso são ministradas aulas extras de GPS.

Ao final do curso os alunos aprovados recebem ainda um certificado e uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, coordenadora do projeto.

“O projeto cresceu e tornou-se referência no Estado. O treinamento atende hoje a necessidade dos agricultores, que precisam de profissionais qualificados para atuar no campo. No município de Brasnorte, por exemplo, por onde já passamos duas vezes, foi acrescentado mais um módulo ao treinamento – a aula de aplicação de defensivos com o pulverizador automotriz Uniport. Muitos produtores procuraram o Governo solicitando este módulo dentro do curso. Em algumas regiões do Estado há uma carência por trabalhadores que saibam operar o pulverizador eletrônico. Em razão disto, decidimos acrescentar o módulo de pulverização automotriz no curso de Brasnorte, que foi uma das regiões onde constatamos esta ausência de mão-de-obra e os produtores nos pediram para iniciar por lá”, relatou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

Para os trabalhadores, a capacitação na área surge como um diferencial a oferecer no mercado. “Minha vida mudou depois que fIz o curso de operadores de máquinas. O salário melhorou e com isso pude melhorar de vida. Hoje sou um profissional valorizado. O curso abriu as portas para meu atual emprego”, afirmou o ex-aluno do projeto, Joaquim Lúcio Lopes.

Em 2008 o projeto atendeu os municípios de Jaciara, Novo São Joaquim, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Sapezal e Canarana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet