Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Chuva no nordeste aumenta produção

Há muitos anos não se colhia tanto no nordeste brasileiro. A produção da safra de grãos 2008 foi de 12 milhões e 400 mil toneladas, 27% a mais do que na safra passada.


O perfil do agricultor nordestino é o do agricultor familiar. Ele planta milho, arroz, feijão, cria pequenos animais e convive com o clima desfavorável. São apenas quatro meses de chuva no ano e oito meses de estiagem.

O agricultor familiar é responsável por quase 90% da produção de grãos no Ceará, de acordo com a secretaria do desenvolvimento agrário.

No mês de maio, os agricultores do semi-árido do Piauí, comemoraram as boas chuvas.

Em Mossoró, região oeste do Rio Grande do Norte, a produtividade das lavouras também surpreendeu. Seu Porciano da Silva estava animado na época da colheita em maio. “Eu estou esperado tirar de 10 a 12 sacas de feijão”, disse ele.

Na região nordeste, apenas alagoas teve quebra na produção. Por causa do excesso de chuva, a safra caiu dezessete por cento. Segundo o IBGE, nos outros estados só houve crescimento: no maranhão a colheita aumentou 8%; no Piauí 70%; Ceará 97%; Rio Grande do Norte 54%; Paraíba 56%; Pernambuco 40%, Sergipe 88% e Bahia 15%.

Com a colheita farta, sobrou dinheiro para comprar outros produtos. Seu Antônio e a mulher aproveitaram. “Estou satisfeito com tudo, até com a vida. Até com a vida eu sou satisfeito”, afirma ele.

Os agricultores do nordeste são responsáveis por 8,5% da produção de grãos do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet