Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Empaer comercializa mais de 430 mil alevinos em 2008

A Estação de Piscicultura e Suinocultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), produziu em 2008, mais de 430 mil alevinos de pacu, tambacu, piavuçu, piau, curimbatá e piraputanga para recria e engorda.


O chefe da Estação da Empaer, Balzac Santana Lopes, comenta que a meta para o próximo ano é produzir 800 mil alevinos. Em janeiro de 2009, começam os trabalhos de desova dos peixes quando será realizado o cruzamento das espécies.

Balzac explica que o cruzamento com a fêmea do tambaqui (peixe da Bacia Amazônica), com o macho do pacu (Bacia do Prata) com a fertilização sairá uma nova espécie, o tambacu. Conforme o chefe da estação, o tambacu é peixe mais procurado pelos piscicultores, pois não possui muita gordura e cresce em menos tempo em comparação com o pacu. A Empaer conta com uma estrutura que possui 39 tanques de reprodução, sendo 12 de pesquisa e 27 para recria.

Os preços dos alevinos são considerados os melhores da praça e com a vantagem da entrega ser imediata. Os preços variam de acordo com o tamanho. Alevinos medindo de 3 a 5 centímetros, das espécies pacu e tambacu estão sendo comercializados a R$ 120 o milheiro e a piraputanga a R$ 200,00 o milheiro. A partir de fevereiro de 2009, a estação vai comercializar alevinos para recria e engorda.

Para propriedades rurais distantes, os alevinos são transportados em embalagens plásticas com oxigênio. Balzac adianta que as espécies podem ser transportadas e permanecer nas embalagens por mais de 5 horas. Para adquirir alevinos é necessário fazer a encomenda na Estação de Piscicultura da Empaer– (65) 3391 1396.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet